Ave Michael Jackson faz o moonwalk para conquistar suas parceiras

Tangará-da-cabeça-vermelha (Ceratopipra mentalis). Também conhecido como uirapuru, maria-lenço (Espírito Santo), irapuru, atangará, dançador-de-cabeça-vermelha, tangará-de-cabeça-encarnada, patuqueira e dançador-de-cabeça-encarnada – Foto: Manuel Sanchez/ Biofaces

Quem nunca ouviu falar de dança do acasalamento? Muitas aves fazem coreografias para tentar uma parceira, mas os dançarinos, aves encontradas em florestas tropicais das Américas Central e do Sul, levaram essa arte a um outro patamar. Os machos estufam o peito, abrem as asas, mudam de forma e executam passos que mereceriam prêmios se executados em concursos de dança. Um dos mais famosos da família é o tangará-de-cabeça-vermelha, que desliza sobre o galho como se estivesse dançando o moonwalk (veja o vídeo com a dança no final do post). Por isso é conhecido como Ave Michael Jackson.

A vida dos dançarinos não é fácil. Eles precisam dar duro para aprender a coreografia. As fêmeas não escolhem um parceiro após a primeira apresentação. Elas retornam, dia após dia, para ter certeza que irão ficar com o melhor dançarino.

Os machos ensaiam sempre no mesmo local (chamado de lek) para aperfeiçoar a dança. Mesmo sem fêmeas por perto é possível vê-los executando passos elaborados. Mas aprender sozinho é difícil e os jovens machos fazem de tudo para conseguirem seguir a coreografia até o final.

Os machos adultos possuem cores vibrantes para chamar a atenção das fêmeas, que são bem mais discretas. Os jovens machos possuem a plumagem muito parecida com à de suas mâes e, quando chegam perto de um lek, se comportam como fêmeas para que os machos adultos comecem as apresentações. A vontade de aprender é tanta, que os jovens machos chegam a permitir que os adultos copulem com eles só pela experiência de aprender a dança do acasalamento até o final.

Share your thoughts