Animais fantásticos e onde habitam: Macaco-aranha-da-cara-branca
Todo mês um post novo trazendo os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo. E o escolhido desse mês é uma das criaturinhas mais fofas que você já vai ver: O macaco-aranha-da-cara-branca.
Olha bem pra essa carinha… Tem como não se apaixonar completamente?
E eu que recentemente tive o prazer de conhecer esses animaizinhos de pertinho, respondo: Impossível!
Também conhecidos como macaco-aranha-de-testa-branca, os Ateles marginatus, são uma espécie rara de primatas, considerada em perigo de extinção, da família Ateles, endêmicos do Brasil. Isso quer dizer que o bichinho é exclusivamente nosso. Só ocorre em terras brasileiras e numa área bem restrita.
Mais especificamente, onde eles ocorrem?
A espécie está presente nos estados do Pará e Mato Grosso. Ocorre entre o rio Tapajós (margem direita) e seu afluente, o rio Teles Pires (margem direita) e o rio Xingu (margem esquerda), ao sul do rio Amazonas.
Endêmicos da Amazônia, Habitam florestas tropicais primárias de terra firme e sazonalmente inundadas (condições nas quais a floresta se encontrava na ocasião dos nossos encontros). Apresenta pouca tolerância a ambientes que sofreram muitas modificações ou perturbações por humanos.
Características
Os macacos-aranhas estão entre os maiores primatas das Américas. Possuem a pelagem totalmente negra, exceto por um triângulo branco na fronte e listas nos lados da face.
O corpo mede aproximadamente 60 cm, com uma cauda longa que pode atingir 70 cm. Pesam em média 8 kg, sendo os machos maiores do que as fêmeas.
Hábitos
Os macacos-aranhas-de-cara-branca são animais sociais que vivem em grupos médios de 50 indivíduos.
Sua dieta é composta basicamente por frutas, ocasionalmente se alimentam também de brotos, folhas, casca de árvore, flores, néctar, térmitas e aguapés.
Habitam copas altas de árvores, movimentam-se entre os galhos com muita destreza e utilizam a cauda preênsil como um quinto membro, que é forte o suficiente para sustentar o próprio peso.
Reprodução:
As Fêmeas atingem a maturidade sexual 4 e 5 anos e não há dados referentes à maturidade sexual de machos. O período gestacional dura entre 210 a 232 dias, com normalmente o nascimento de um filhote por vez.
Principais ameaças
As principais ameaças enfrentadas pela espécie é a degradação de seu habitat natural. Sua área de ocorrência natural coincide com o arco de desmatamento onde essa atividade tem sido contínua e crescente por diversos aspectos, seja a expansão agrícola, pecuária, urbana, implantação de usinas hidrelétricas, dentre outros fatores.
Mas como fazer para ter uma foto incrível dessas belezinhas?
Vamos dar uma dica de ouro aqui, em.
A Pousada Thaimaçu é uma pousada localizada às margens do rio São Benedito, em Jacareacanga, no Pará. Localizada em uma área de 1,4 milhão de hectares preservados e é a única pousada em operação na Reserva Estadual de Pesca Esportiva Rio São Benedito / Rio Azul, criada por iniciativa da própria pousada junto ao Governo do Estado do Pará.
Por se tratar de uma região de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, com presença de florestas altas, florestas de médio porte e cerrado, o local é berço de diversas espécies da fauna e flora endêmicas da região.
Vida!
O que podemos te garantir que irá encontrar ao visitar a Pousada Thaimaçu? Vida! E quanta vida!
Somente o levantamento de aves executado pelo ornitólogo Andre C. De Luca, entre 2016 e 2017, resultou em uma lista com mais de 500 espécies! Os mamíferos não deixam a desejar. Além dos nossos queridos macacos-aranhas-de-cara-branca, diversas outras espécies de primatas e outros animais carismáticos como onças pintadas, antas, queixadas, veados, ariranhas, tamanduás, lobinhos, dentre outros habitam o local.
Como o assunto hoje é macaco-aranha-da-cara-branca, uma boa época para fazer uma visita é no final do período de chuvas (março-abril), quando os rios ainda estão cheios e eles costumam ficar em grupos nas margens se alimentando de aguapés e algumas frutinhas como ingás.
E acreditem, apesar de raros, na região da pousada é bem fácil encontrá-los. Como a pousada oferece passeios de barco, basta subir um pouco o rio observando os movimentos das árvores e o encontro é quase certeiro.
Como chegar na Pousada Thaimaçu
Embora localizada no Pará, a maneira mais fácil de chegar até a pousada é ir de avião até Alto Floresta (Mato Grosso) e de lá pegar um traslado, que a própria pousada oferece, de 2h e 30m aproximadamente até o local.
Ficou com vontade de, assim como eu, conhecer esses bonitinhos? Já entra em contato com a pousada e agende a sua ida. Já sabe a regra básica da volta, né? Chegou? Posta as fotos aqui pra gente!
Texto por: Fernanda Sá