Animais Fantásticos e Onde Habitam: Rolinha-do-planalto
A partir de hoje, iniciaremos uma série de posts trazendo os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo. Iniciamos esta série revelando os segredos de uma das aves mais raras e ameaçadas do Brasil e do mundo, a Rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis).
Quer saber mais sobre a história por trás da espécie e as dicas de onde encontrá-la? Então divirta-se com o texto abaixo!
A ¨redescoberta¨ da Rolinha-do-planalto
Uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) foi descoberta em 1823 e só houve novos registros da espécie em 1904 e, a última vez em 1941. Após quase 75 anos sem nenhum avistamento, a ave, que já era considerada extinta por muitos especialistas, foi ¨redescoberta¨ e desde então, cerca de 12 indivíduos são protegidos pela Reserva Natural Rolinha-do-planalto e pelo Parque Estadual de Botumirim em Minas Gerais em mais de 35 mil hectares.
O animal foi avistado por acaso pelo ornitólogo Rafael Bessa que, ao fazer uma expedição pelo cerrado, ouviu um canto desconhecido. O ornitólogo, além de conseguir gravar a vocalização do animal, realizou um feito inédito: fotografou a rolinha. Rafael ainda não sabia, mas era o primeiro registro fotográfico da ave na história. A espécie só era conhecida a partir de espécimes coletados no século passado e taxidermizados (empalhados) em museus.
Como o apoio da SAVE Brasil, representante da BirdLife International, foi formado um grupo de pesquisadores e especialistas de várias instituições, com o objetivo de obter dados científicos sobre a espécie e elaborar um plano de conservação que assegure a sobrevivência da ave a longo prazo.
Características
É um pequeno columbídeo, de cor predominantemente castanha, que varia entre 15,5 e 17 centímetros de comprimento. Apresenta o crisso e penas subcaudais brancas. O dorso é marrom e suas asas são acastanhadas com marcações em tonalidade azul-cobalto metálico. Os olhos são pequenos de coloração azul-escura. As cores da fêmea são mais claras, principalmente nas partes inferiores e os filhotes apresentam manchas amareladas nas asas.
A SAVE Brasil
A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) é uma organização não governamental que tem como principal ação a conservação das aves brasileiras. Além disso, luta pela preservação da natureza e melhoria da qualidade de vida da população.
Com uma metodologia participativa, elabora e implementa ações de conservação de maneira conjunta com a população, líderes comunitários, órgãos governamentais, organizações locais e nacionais, empresas e outros pesquisadores.
Devido a sua importante atuação, a SAVE Brasil é uma das instituições integrantes da BirdLife International presente em mais de 120 países, contribuindo em nível nacional com a implementação de objetivos conservacionistas da aliança.
Os projetos desenvolvidos pela SAVE são diversos, envolvendo espécies ameaçadas, ciência cidadã e inclusive políticas públicas.
A SAVE Brasil desenvolve um projeto para a conservação da rolinha-do-planalto desde 2016 e os objetivos são:
- Compreender a história natural e os fatores limitantes para sua conservação por meio de pesquisas científicas;
- Implementar o plano de ação para a conservação a longo prazo da espécie;
- Buscar novas áreas de ocorrência da espécie no Brasil;
- Comunicar e disseminar informações sobre a espécie à sociedade.
- Engajar a comunidade local e promover o turismo de observação de aves em Botumirim;
E por falar em turismo…
Claro que todos vocês, apaixonados pela vida selvagem e por registros incríveis, estão se perguntando: Será possível registrar essa belezinha super rara?
Para nossa alegria, a resposta é SIM
Localizada na Cadeia do Espinhaço em Botumirim (MG), a Reserva Natural Rolinha-do-planalto, que é aberta a visitação, foi criada para a conservação dessa espécie tão ameaçada. Além de abrigar outras 213 espécies diferentes de aves e mamíferos carismáticos como o lobo-guará e a anta, a reserva é rica em lindos campos rupestres.
Para agendar sua visita, escreva para rolinhadoplanalto@savebrasil.org.br. Saiba mais.
O valor da entrada para brasileiros é de R$ 70 por dia, e para estrangeiros, US$ 35 por dia. Moradores de Botumirim são isentos.
O valor arrecadado com a visitação ajuda a SAVE a manter a Reserva e o projeto de conservação da rolinha-do-planalto.
Além dos vários registros fotográficos da fauna local e dá, quem sabe, tão sonhada rolinha-do-planalto, sua visita ainda contribui com a conservação e o desenvolvimento científico.
Foto: Claudia Brasileiro /Biofaces
Então, fotógrafos de plantão, já sabem o destino da sua próxima passarinhada!
Câmeras a postos e boa sorte!