Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional da Serra do Cipó

Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros! 

Uma vez por mês nós abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os Parques podem te surpreender com espécies, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, o que faz cada espaço um lugar único. 

Hoje, vamos falar sobre umas das Unidades de Conservação mais ricas em diversidade natural: o Parque Nacional da Serra do Cipó! Desde sua geologia, até as espécies de fauna e flora, é tudo encantador! 

 

Foto: Roberto Fonseca/Divulgação

 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ

 

Com a missão de proteger a riqueza abundante da região, em setembro de 1984 foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó. Ele abrange uma porção dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, fazendo limite com Itabira, Nova União e Taquaraçu de Minas. Localiza-se na área central de Minas Gerais, a cerca de 100km da capital Belo Horizonte. 

A UC possui o objetivo primário de conservar os ecossistemas nativos de grande relevância ecológica. Dessa forma, buscam viabilizar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e/ou turismo ecológico – as cachoeiras e a biodiversidade presente no local atraem milhares de visitantes anualmente. 

Além disso, também visam proteger a flora dos campos rupestres e mananciais hídricos, com foco especial nas nascentes do rio Cipó.

 

Características Naturais 

A sua diversidade é, com certeza, o atributo principal do parque. O destaque vai para o material geológico presente na área, cuja história remonta a 1.700 milhões de anos atrás. Há uma variedade imensa de rochas-calcárias, quartzitos, granitos e diversos tipos de solos. Tamanha abundância é originária da deposição de elementos marinhos que foram, ao longo do tempo, sendo no fundo de um oceano.

 

Foto: Trilhando Montanhas

 

Todo o processo de evolução ocorrido na região culminou em uma das floras mais diversas do mundo! Existe com um elevado grau de endemismo (espécies vegetais que só ocorrem neste território), com mais de 1700 espécies já registradas. 

 

Fauna regional 

A fauna que habita a Serra do Cipó é de uma riqueza admirável. Com uma enorme diversidade de animais registrados e muitos outros por conhecer, sabe-se que todos convivem em um ambiente montanhoso originado a partir do surgimento da Cadeia do Espinhaço, há centenas de milhões de anos.

Dentre as espécies já identificadas, podemos citar a onça-parda (Puma concolor) como um importante mamífero que habita a região. Também existem aves belíssimas, como é o caso do beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea), soldadinho (Antilophia galeata), João-corta-pau (Antrostomus rufus), periquito-rei (Eupsittula aurea), tico-tico-do-bico-amarelo (Arremon flavirostris), a seriema (Cariama cristata), etc. 

 

Onça-parda (Puma concolor) | Foto: Maria Fachini Agostinho

 

Na lista de espécies ameaçadas de extinção que ficam protegidas na UC constam: o gavião-pomba (Buteogallus lacernulatus), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), piabinha (Prionobrama filigera), gato-maracajá (Leopardus wiedii) e lagartinho-do-cipó (Placosoma cipoense). 

 

Como chegar 

Para quem prefere utilizar transporte público, há ônibus intermunicipais que chegam à Serra do Cipó a partir de Belo Horizonte, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Ferros, Carmésia, Rio Vermelho, Serro e Lagoa Santa. Existe também linha de Baldim a São José do Almeida. 

Aos que acessam de carro, podem utilizar as rodovias MG-10 e MG-424. 

 

REGISTROS DOS BIOFACERS NO PARQUE

 

Chifre-de-ouro (Heliactin bilophus) | Foto: Eduardo Franco

 

Beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris) | Foto: Ivan Cesar

 

Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) | Foto: Cleverson Felix

 

Bico-de-pimenta (Saltatricula atricollis) | Foto: Tiago Degaspari

 

Já adicionou o Parque Nacional da Serra do Cipó na sua lista de lugares para conhecer? Registre a incrível diversidade de fauna presente no local e publique-as no Biofaces, vamos aumentar o número de animais cadastrados na região! 

Share your thoughts