Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional do Iguaçu

Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros!

Uma vez por mês abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os Parques podem te surpreender com animais, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, o que faz cada espaço um lugar único.

Esse mês vamos falar do parque nacional mais visitado do Brasil: O Parque Nacional do Iguaçu.

 

Parque Nacional do Iguaçu. Fonte: Grupo Cataratas

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

Fundado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu (Parna Iguaçu) é sem dúvidas um dos parques com maior beleza cênica do país. Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu atraem e encantam visitantes do mundo todo. E não era pra menos. Com quedas que podem chegar até 80 metros de altura e largura de mais de 2.700 metros não tem como não se apaixonar. 

Além dessa beleza singular, o parque conta com uma rica biodiversidade que, somada à paisagem única,  fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, o parque é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é hoje exemplo de sustentabilidade, desenvolvendo atividades socioambientais com integração entre a proteção e conservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.  

 

Cataratas do Iguaçu. Fonte: Grupo Cataratas

Características naturais

Unido pelo Rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu  abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil,  integrando o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul. Esse contínuo conta com aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais, sendo 600 mil hectares compostos por áreas protegidas e 400 mil por florestas nativas. Para garantir a proteção e conservação deste Patrimônio Natural tão relevante, Brasil e Argentina somam esforços e desenvolvem ações conjuntas.

 

Parque Nacional do Iguaçu Fonte: Jornal Água Verde

 

Fauna Regional

Sabemos que irão se encantar com as cataratas e todas as paisagens magníficas, mas o que mais interessa são os bichos, não é mesmo? Não se preocupem, pois o parque abriga uma vasta biodiversidade, contando inclusive com espécies ameaçadas de extinção, como onças-pintadas (Panthera onca), símbolo do Parque Nacional do Iguaçu, onças-pardas (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), além de muitas outras espécies de relevante valor ecológico a bastante carisma.

 

Onça-pintada (Panthera onca) Foto: Bjorn-Einar Nilsen/ Biofaces
Gavião-real (Harpia harpyja) Foto: Vitinho Birdwachting

 

O Parque Nacional do Iguaçu já  tem registrado 158 espécies de mamíferos, 390 aves, 48 répteis, 12 anfíbios, 175 peixes e pelo menos 800 invertebrados. Com novas espécies sendo descritas recorrentemente, estima-se que esse número esteja muito maior, principalmente para o grupo dos invertebrados.

Confira o guia de fauna do parque feito pela WWF Brasil e descubra quantas maravilhas você pode encontrar e fotografar por lá.

 

Como chegar 

 

O parque está localizado na Rodovia BR 469 – KM 22,5 Parque Nacional do Iguaçu e está aberto diariamente, das 9h às 17h e pode ser visitado durante todo o ano.

Entrada para adultos integral é de R$72,00 e você obtém mais informações sobre os ingressos aqui

Você pode acessar o local de carro, taxi, uber e transfer ou, se prefere viagens mais econômicas, utilizar um transporte público.

 

REGISTRO DE BIOFACERS NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU

 

Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops) –  Foto: Humberto Moraes/ Biofaces

 

Macaco-prego (Sapajus nigritus) – Foto:Fred Crema/Biofaces

 

Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) – Foto: Kleber Tadeu Jeronimo/ Biofaces

 

O Parque Nacional do Iguaçu é mesmo incrível e além da sua beleza única é um grande santuário de proteção para os animais. Não deixe de conhecer todas essa maravilha natural e, principalmente, de tirar lindas fotografia dos animais que encontrar por lá e postar aqui no Biofaces.

Bom passeio e bons avistamentos!

Share your thoughts