Comedy Wildlife Photography Awards: Inscrições abertas para o concurso que elege as fotos mais engraçadas de animais
*Por Fábio Paschoal
Estão abertas as inscrições para o Comedy Wildlife Photography Awards, o concurso gratuito de fotografia que premia as fotos mais engraçadas de animais selvagens, registradas por pessoas ao redor do mundo. Criado por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, ambos fotógrafos profissionais que queriam criar uma competição focada no lado mais leve da vida selvagem e também promover a conservação através de imagens divertidas e alegres, passando uma mensagem positiva. O concurso tem a parceria da Fundação Born Free, que trabalha pela conservação de animais selvagens em diversas partes do mundo.
A vencedora do ano passado foi Mary McGowan, que registrou um esquilo em uma pose hilária (foto de abertura do post). Ela ganhou o 1º lugar entre os jurados e na votação popular com a fotografia “Pego no flagra”.
Agora, em seu quinto ano, o concurso promete ser maior do que nunca. O grande prêmio é um safári de uma semana para duas pessoas no Kenya em um dos lodges do Alex Walker’s Serian, e o título do Comedy Wildlife Photographer 2019. Veja se você tem alguma foto no seu perfil do Biofaces e participe.
Os participantes têm até até 30 de junho de 2019 para enviar até 6 imagens e dois vídeos de até 60 segundos. Para se inscrever acesse o link: https://www.comedywildlifephoto.com/how-to-enter/enter-now.php.
Este ano, os organizadores querem passar uma mensagem para pessoas que desejam ser conservacionistas sem sair de casa:
- “COMPRE COM RESPONSABILIDADE
Sim, isso é super fácil para todos. Por exemplo; não compre produtos que tenham óleo de palma, porque as plantações estão destruindo as florestas tropicais e afetando o clima global. Tente evitar produtos não recicláveis. - ECONOMIA DE ÁGUA EM CASA.
Cada vez que você dá descarga, envia aproximadamente. 20ltrs de água pelo ralo. Tome banhos mais curtos e rege menos o seu jardim. Imagine se todos nós parássemos de dar descarga em nossos banheiros cada vez que fizéssemos um pouquinho de xixi, então bilhões e bilhões de litros de água fresca seriam economizados e estariam disponíveis para correr pelos rios, alimentar os peixes, salvar os lagos e permitir o crescimento de florestas, árvores e plantas que fornecem casa e alimento para uma infinidade de animais selvagens. - SEJA UM WILD INFLUENCER (INFLUENCIADOR SELVAGEM).
É uma pessoa que pode não ser um mega ativista, mas realmente se importa com o ambiente e o que está acontecendo. Você só precisa fazer algumas coisas muito simples. Por exemplo, incentive seus amigos e familiares sobre algumas das coisas que mencionamos acima, fale sobre isso nas mídias sociais, no pub, no trabalho. Encontre organizações conservacionistas realmente incríveis e se envolva com elas por e-mail ou mídia social. Mantenha seus representantes eleitos responsáveis. Você tem uma voz, todos nós temos, use-a e não tenha medo.
Por último, e talvez mais importante: cada coisa que você faz causa um impacto. Então faça.”
*Fabio Paschoal é biólogo, jornalista e guia de ecoturismo. Foi editor e repórter de National Geographic Brasil por 5 anos e hoje é produtor de conteúdo da Biofaces e da GreenBond