Corujices fotográficas
A Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), recebe esse nome porque vive em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar seu próprio ninho, normalmente prefere os buracos abandonados por outros animais.
De porte pequeno, com até 27 cm de comprimento, essa coruja possui a cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos e pernas longas. A plumagem cor de terra, às vezes avermelhada, ajuda a camuflagem no solo. Alimenta-se de insetos e pequenos vertebrados.
Estas corujas são pássaros diurnos, e ficam a maior parte do dia fora de seu ninho mantendo vigília contra predadores. A qualquer sinal de perigo emitem um som alto, forte e estridente. Com o sinal de alerta os filhotes entram no ninho, enquanto os adultos voam por perto e atacam qualquer fonte de perigo para os filhos.
A coruja-buraqueira pode ser encontrada do Canadá à Terra do Fogo, bem como em quase todo o Brasil com exceção da bacia Amazônica.
Fotografar corujas normalmente não é uma tarefa fácil, elas realmente se importam se um objeto estranho está olhando para elas, mas o fotografo Mac Stone conseguiu belas imagens desse animal.
Para fotografar as corujas sem espantá-las, ele colocou uma câmera escondida dentro de um cone de estrada ao lado do ninho. A câmera tirou fotos a cada 5 segundos, oferecendo um vislumbre raro da vida secreta das corujas-buraqueiras. (Via: http://olharanimal.blogspot.com.br)
Burrowing Owls from Mac Stone on Vimeo.