Dia Mundial do Elefante: conheça melhor o gigante terrestre

Hoje, 12 de agosto, comemora-se o Dia Mundial do Elefante! Conhecida mundialmente como World Elephant Day, a data tem por objetivo principal a preservação dos elefantes ao redor do mundo. 

Algumas adversidades crescentes como caça ilegal, perda de habitat, conflitos entre humanos e elefantes, além dos maus-tratos em cativeiro são apenas algumas das ameaças. Por conta disso, trabalhar para uma melhor proteção dos elefantes selvagens, aprimorar as políticas de fiscalização para impedir a caça e comércio ilegal de marfim, conservar os habitats de elefantes, e, quando apropriado, reintroduzir os animais nativos em santuários naturais protegidos, são os maiores objetivos dos projetos que trabalham com a conversação da espécie. 

Segundo Graydon Carter, que é editor da Vanity Fair, “nós admiramos os elefantes em parte porque eles demonstram o que consideramos os melhores traços humanos: empatia, autoconsciência e inteligência social. Mas a maneira como os tratamos mostra o pior do comportamento humano ”.

O primeiro passo para preservar os elefantes é conhecer um pouco melhor a espécie, tomando conhecimento de seus hábitos, comportamentos e função no ecossistema. 

 

FICHA ANIMAL 

Elefante é o termo genérico e popular usado para denominar os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual há duas espécies no mundo atual: africana e asiática. 

 

Elefante-africano  

Nome científico: Loxodonta africana

Status de conservação: Vulnerável 

População: Crescendo 

Área de ocorrência: África Subsaariana 

Elefante-africano fêmea com seu filhote, no Zimbábue. (Foto: Charles J Sharpe/Creative Commons)

Os elefantes-africanos são os maiores mamíferos terrestres. Costumam ter aproximadamente oito metros de comprimento, quatro metros de altura e impressionantes seis toneladas de massa! 

Com esse tamanho todo, você já deve imaginar como é a dieta dos animais, certo? Eles são herbívoros e podem consumir até 150 kg de matéria vegetal e quase 100 litros de água, em um só dia! 

As manadas são lideradas pelas matriarcas, que compartilham todo seu conhecimento acumulado de anos de experiência, ao guiar o grupo.

 

Elefante-asiático 

Nome científico: Elephas maximus

Status de conservação: Ameaçado 

População: Diminuindo 

Área de ocorrência: na Ásia, da Índia à Indonésia. 

Elefante-asiático registrado na Índia. (Creative Commons)

Os elefantes asiáticos são menores, podendo medir entre de 2,5 e 3 metros de altura e pesando de 2,7 a 5 toneladas. Os marfins são ausentes, as orelhas são menores e a tromba termina em um único lóbulo. Assim como os africanos, mas cada uma em seu habitat, ele possui importante função ecológica. Pois, como viaja grandes distâncias, é capaz de dispersar sementes por um raio de até 57 km da árvore-mãe, o que confere variabilidade genética para muitas espécies de plantas.

 

ELEFANTES REGISTRADOS PELOS BIOFACERS 

Confira algumas imagens incríveis capturadas pelos usuários do Biofaces, de elefantes em seus habitats naturais: 

 

Foto: Fernanda Abra

 

Foto: Gustavo Pedro de Paula

 

Foto: Hector Bottai

 

Foto: Jair Moreira

 

Foto: Nina Wenóli

 

 

Share your thoughts