SiBBr reconhece Biofaces como plataforma de ciência cidadã.

Você sabia que o Governo Federal tem uma plataforma de compilação de dados da biodiversidade e que o Biofaces faz parte dessa ferramenta?

Não? Então vem conhecer o SiBBr.

 

Plataforma SiBBr. Fonte: SiBBr.

 

O SiBBr é o  Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Uma plataforma online que integra dados sobre a biodiversidade e os ecossistemas, provenientes de fontes diversas do Brasil e do exterior. 

O sistema foi desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (UNEP) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e é a primeira plataforma nacional de dados e informações em biodiversidade. 

 

Seu objetivo, além de promover maior conhecimento e divulgação científica sobre a nossa biodiversidade, é compilar informações de modo que possam ser utilizados para subsidiar políticas públicas e apoiar projetos de conservação e sustentabilidade.

A partir de dados publicados pelos principais museus, universidades e instituições de pesquisa do país, o SiBBr desenvolve ferramentas e aplicações específicas que aprimoram a experiência do usuário tanto na publicação dos dados, quanto na pesquisa das informações.

 

O sistema conta com a participação de 127 instituições (principais museus, universidades e instituições de pesquisa do país)  que  fornecem informações de 165.000 mil espécie e já conta com mais de 15 milhões de registros de ocorrências.  

Todos os dados disponíveis no SiBBr, assim como a distribuição e grau de ameaça das espécies podem ser acessados livremente  pela sociedade, pesquisadores e tomadores de decisão, democratizando a ciência.

 

Plataforma SiBBr. Fonte: SiBBr.

 

Como contribuir com a alimentação dos dados do SiBBr 

O SiBBr é uma plataforma colaborativa, deste modo é possível construir  com a geração de dados de várias formas. Cadastrando uma coleção biológica, cadastrando um projeto de ciência cidadã, publicando um conjunto de dados e enviando mídias (fotos e vídeos).   

Todas essas maneiras são fundamentais para a manutenção da plataforma além de promover conhecimento contribuir com a ciência e auxiliar nas políticas públicas ambientais.

 

Plataforma SiBBr. Fonte: SiBBr.

 

O SiBBr  e a ciência cidadã

 

Ciência cidadã nada mais é do que uma parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados. É uma ferramenta fantástica de pesquisa que tem cada vez mais sido utilizada por projetos ambientais.

Além de contribuir com pesquisa científica através de metodologias participativas, a ciência cidadã promove a conscientização, sensibilização e maior participação do público na gestão ambiental.

 

O SiBBr, entendendo a importância desse tipo de ciência, desenvolveu o Hub de Ciência Cidadã, uma ferramenta que permite o cadastro e busca por iniciativas de ciência cidadã no Brasil.

 

Plataforma SiBBr. Fonte: SiBBr.

 

Atualmente a plataforma conta com 19 projetos cadastrados e o Biofaces é 

é um deles.  Com a nossa plataforma online, em formato similar a uma rede social, permitimos que os usuários compartilhem registros da vida selvagem, contribuindo para a ciência, promovendo o sentimento de pertencimento das pessoas a natureza e automaticamente a conservação da mesma.

 

Se você ainda não conhecia o SiBBr e se conhece projetos e instituições que possam participar dessa iniciativa, compartilhe esse post. 

Vamos construir a ciência juntos?

Texto por Fernanda Sá

Share your thoughts