27 de Maio – Dia da Mata Atlântica – Os parques que já passaram aqui pelo Biofaces

No dia 27 de maio é comemorado o Dia da Mata Atlântica. Esta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância desse bioma que é tão ameaçado. 

Com aproximadamente 70 milhões de anos de existência, estima-se que exista hoje  apenas 7% do bioma natural. Além disso, estima-se também que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência. É ou não é de se preocupar? 

Uma das melhores formas de cuidar do que é nosso é conhecendo sobre e difundindo a informação, por isso nesse dia separamos uma lista dos parques Nacionais que pertencem ao bioma Mata Atlântica e que já falamos sobre aqui no Biofaces na série Bons lugares para fotografar vida selvagem: parques nacionais 

Vamos conferir?

 

Parque Nacional do Itatiaia

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende (Rio de Janeiro), além das cidades de Bocaina de Minas e Itamonte (Minas Gerais). Ele faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade. 

Parque Nacional do Itatiaia. Foto: G1

 

Quer conferir nosso blog sobre esse parque? Clique aqui.

 

Parque Nacional Serra dos Órgão

Criado em 1939, o Parnaso é, até hoje, um paraíso para os aventureiros de plantão! Possui mais de 200 km de trilhas, que vão de níveis tranquilos aos mais desafiadores. Durante essas andanças, os turistas ainda podem avistar uma diversidade surpreendente de animais, sendo que muitos deles estão ameaçados de extinção e só são encontrados naquela região! Incrível, não é mesmo?

A UC fica localizada no estado do Rio Janeiro, mais especificamente na região serrana. Distribui-se entre os municípios de Petrópolis, Guapimirim, Magé e Teresópolis e é um verdadeiro tesouro carioca.

Os objetivos do parque são específicos e de grande relevância para a conservação. Incluem proteger parte do refúgio pleistocênico do Rio de Janeiro, que atua como um importante centro de endemismo e diversidade e preservar a área central do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, composta por grande parte do que restou da mata atlântica.

 

Parque Nacional Serra dos Órgãos. Foto: Internet

 

Quer conferir nosso blog sobre esse parque? Clique aqui.

 

Parque Nacional Chapada Diamantina

Localizado no estado da Bahia, região nordeste do Brasil, o Parque Nacional da Chapada Diamantina faz limite com os municípios de Lençóis, Andaraí, Itaetê, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras. 

Inicialmente, a área foi habitada por tribos indígenas conhecidas como Maracás. Em 1844, iniciou-se o processo de colonização estimulado pela descoberta de diamantes valiosos no Rio Mucugê, fazendo com que comerciantes, colonos, jesuítas e estrangeiros passassem a viver em vilas na região. 

Ele foi criado na década de 80, com o objetivo primário de auxiliar na proteção da beleza cênica e biodiversidade presentes na região, como os grandes chapadões e deslumbrantes cachoeiras. Hoje, são promovidas atividades de educação ambiental e contemplação da natureza. 

O Parna abre espaço para a realização de pesquisas científicas, recreação em contato com a natureza e claro, o ecoturismo.

 

Parque Nacional Chapada Diamantina. Foto: Wikicommons

 

Quer conferir nosso blog sobre esse parque? Clique aqui.

 

Parque Nacional do Iguaçu

Fundado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu (Parna Iguaçu) é sem dúvidas um dos parques com maior beleza cênica do país. Patrimônio Natural da Humanidade e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu atraem e encantam visitantes do mundo todo. E não era pra menos. Com quedas que podem chegar até 80 metros de altura e largura de mais de 2.700 metros não tem como não se apaixonar. 

Além dessa beleza singular, o parque conta com uma rica biodiversidade que, somada à paisagem única,  fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

Localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, o parque é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é hoje exemplo de sustentabilidade, desenvolvendo atividades socioambientais com integração entre a proteção e conservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais. 

Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Grupo Cataratas

 

Quer conferir nosso blog sobre esse parque? Clique aqui. 

 

Parque Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Por possuir grandes dimensões e grande variação de altitude, o parque apresenta variadas paisagens e diversos atrativos naturais como praias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, picos e mirantes.

Para quem é mais chegado no contexto histórico e cultural, o parque também tem como opção de passeio os caminhos e trilhas de ouro que cortam o território e possibilitam uma imersão na cultura caipira e caiçara.

Resultado de imagem para PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA

Quer conferir nosso blog sobre esse parque? Clique aqui.

 

Todo mês postamos parques novos. Deixa aqui nos comentários sobre quais parques de Mata Atlântica vocês querem saber mais.

 

Share your thoughts