A desafiadora captura de vida selvagem através das lentes
Fotografar animais selvagens é uma atividade gratificante, mas extremamente exigente. Requer disciplina, preparação e MUITA paciência. Então, quando falamos de fotos bem próximas de animais perigosos e esquivos, como leões e gorilas, o fotógrafo merece ainda mais mérito. Principalmente quando garantem que nenhuma lente teleobjetiva foi usada, como é o caso de Graeme Purdy, que capturou sem ajudas extras as incríveis imagens compiladas no livro “Eight Feet”.
O nome da obra, que traduzida seria algo como “Dois metros e meio”, já sugere a proximidade que o fotógrafo especializado em vida selvagem conquistou junto dos animais. Com a ajuda de um carro off-road de controle remoto, no qual a câmera foi montada, ele chegou perto o suficiente para capturar fotos e momentos verdadeiramente surpreendentes.
Embora a ideia pareça genial, ainda assim não foi um processo fácil. Tanto o carro quanto a câmera sofreram diversos contratempos, visto que não foi tão natural para os animais se sentirem à vontade diante da estranha presença de um equipamento. No entanto, graças à sua paciência (18 meses de projeto), ele conseguiu ganhar confiança e o resultado são retratos muito íntimos de alguns dos animais mais icônicos do mundo!
As capturas foram transformadas em um photobook homônimo, que inclui 30 retratos de elefantes, búfalos, gorilas, leões e leopardos. Segundo o autor, trata-se de “uma visão única e íntima da vida de alguns dos nossos mamíferos mais emblemáticos”. E, para esse fotógrafo irlandês, “estar tão perto de cada um dos animais era excitante, mas eu permanecia profundamente respeitoso com eles em todos os momentos”.
Confira alguns dos momentos registrados pelo fotógrafo:
Por meio do Instagram, você pode ver outras capturas incríveis de Graeme Purdy e acompanhar este lindo trabalho.