Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros!
Uma vez por mês abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os Parques podem te surpreender com animais, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, o que faz cada espaço um lugar único.
Esse mês vamos falar de um parque que foi cenário de um livro muito importante para a literatura brasileira e que desperta a imaginação em seus leitores: O Parque Nacional Grande Sertão Veredas.
PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS
Inserido no Cerrado, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem uma área de 230.671 hectares que abrange os municípios de Chapada Gaúcha, Formoso e Arinos no estado de Minas Gerais e Côcos, na Bahia.
Sua criação foi em maio de 2004 e o parque leva nome de uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o romance Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa. Quem nunca leu o romance, com certeza, pelo menos já ouviu falar desse clássico que retrata com muita fidelidade a região assim como a relação do homem com a natureza e as características culturais locais.
A criação do parque promoveu a proteção de diversas espécies da flora e da fauna, a pesquisa científica, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região.
Características naturais
O Grande Sertão Veredas é o maior parque do país com a predominância da vegetação típica do cerrado. Como o próprio nome sugere, o parque é repleto de belíssimas veredas, conhecidas como oasis do sertão. Certamente esse é um dos maiores atrativos para turistas. O clima é característico da região dos cerrados brasileiros, semi-úmido, com estação seca bem definida (setembro a novembro) e estação chuvosa entre dezembro e fevereiro.
O relevo é em sua grande maioria plano e suavemente ondulado, característico dos Gerais que compõem a maior área do parque.
Fauna e flora
O Parque Grande Sertão Veredas é rico em biodiversidade sendo abrigo para várias espécies de animais como o cervo-do-pantanal, onça-pintada, lobo-guará, arara-vermelha, ema, seriema, tatu-canastra, tatu-bola, mutum, suçuarana, dentre inúmeras outras espécies. O buriti e o xiriri (ou buritirana) são os grandes destaques na vegetação local, mas também se destacam o pacari e o ipê-amarelo, palmeiras, buriti, gabiroba, pequi, faveiro, cagaita, cajuí, mangaba e aroeira.
Turismo
O parque atrai principalmente três tipos de turistas: Os amantes da natureza e que buscam apreciar a natureza local, os que buscam longas trilhas e travessias de rios e os apaixonados pela obra de Guimarães Rosa que buscam vivenciar, eles mesmos, as aventuras narradas pelo escritor.
Os principais atrativos são:
- Veredas diversas
- Mirante da Seriema
- Cachoeira e trilha do Mato Grande
- O encontro entre os Rios Preto e Carinhanha (rio que divide os estados de Minas Gerais e Bahia)
- Vereda do Santa Rita e encontro com o Rio Preto
Como chegar
É possível acessar a sede do Parque, localizado em Chapada Gaúcha/MG, partindo de Arinos, São Francisco, Januária ou Montalvânia, sendo que destas, a única estrada pavimentada é por Arinos. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek de Brasília é o de mais fácil acesso. Aproximadamente 360km de estrada pavimentada e em boas condições.
Empresas de ônibus que oferecem serviço de transporte entre Brasília e Januária com parada em Chapada Gaúcha/MG:
Vila Rica 38-99984-4478
Real Sul 61-3358-1060
Januária 38-9942-6163 / 38-9206-1087/ 61-9624-1033
Agora você já tem um lugar completamente único para visitar e tirar belas fotografias assim que a pandemia passar. Ahh, não esquece de postar os seus registros aqui na biofaces.