Celebração do Dia das Aves

Você sabia que hoje, 5 de outubro, é comemorado o Dia das Aves? Um dia todinho dedicado à infinidade de espécies que habitam o país, das maiores às menores, das coloridas às mais neutras, das que cantam às mais caladas. 

O Brasil é considerado o terceiro país com maior diversidade de aves do mundo, contando com aproximadamente 2.000 espécies diferentes. Dentre todas essas possibilidades, o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) foi eleito como a ave nacional brasileira, ou seja, ele representa todos os outros pássaros da nossa fauna. 

 

Sabiá-laranjeira, o pássaro símbolo da fauna brasileira. (Foto: Creative Commons)

Apesar de possuírem grande importância para o equilíbrio da natureza, milhares de aves estão ameaçadas de extinção, principalmente por conta do desmatamento, das mudanças climáticas e ação de caçadores, que alimentam o tráfico ilegal. Então, justamente para promover uma reflexão acerca do tema, foi instituída essa data.

 

BOAS PRÁTICAS PARA AJUDAR NA CONSERVAÇÃO DAS AVES 

Além de auxiliar na luta pela conservação das aves brasileiras, as medidas abaixo também ajudam na manutenção do meio ambiente como um todo. Confira:

 

#1 – Evite comprar animais silvestres em comercializações piratas;

#2 – Denuncie para o IBAMA qualquer indivíduo que mantenha aves ilegais em cativeiro; 

#3 – Não mate e/ou sacrifique as aves, além de ser crime ambiental, prejudica os esforços de conservação;

#4 – Denuncie a comercialização de aves silvestre;

#5 – Evite jogar lixos e entulhos nos rios ou igarapés;

#6 – Se possível, plante árvores ou pequenos arbustos. 

 

Aves resgatadas em operações de combate ao tráfico ilegal de animais silvestres. (Foto: Divulgação/Parque das Aves)

 

OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS

A observação de aves é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente aqui no Brasil. Com a ajuda das redes sociais, os observadores conseguem inclusive se reunir, trocar informações e criar grandes grupos com um acervo magnífico. 

Para tornar-se um observador, é indispensável que a pessoa goste de aves e seja um amante da natureza, pois é neste ambiente que passará boa parte do seu tempo. Na maioria dos casos, as pessoas vão até o habitat natural de alguns pássaros específicos, para escutar seu canto e observar seu voo, registrando cada passo com a ajuda de uma câmera fotográfica. 

 

Observadores de pássaros em ação. (Foto: Parque Estadual Serra do Mar)

Depois, podem publicar as fotos, vídeos ou arquivos de áudio no Biofaces, por exemplo, que é o local perfeito para expor e encontrar todos os tipos de material multimídia sobre aves ou qualquer outro animal da nossa fauna. E, ao contribuir com o acervo do Biofaces, você estará atuando como um verdadeiro cidadão cientista

 

BELAS AVES REGISTRADAS PELOS USUÁRIOS DO BIOFACES 

Arara Azul (Anodorhynchus leari) // Foto: Rafael Cerqueira

 

Bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) // Foto: Leonardo Avelino

 

Pica-pau-de-cara-canela (Celeus galeatus) // Foto: Lindolfo Souto

 

Quero-quero (Vanellus chilensis) // Foto: Leonardo Mattiuzzi

 

Sabiá-do-banhado (Embernagra platensis) // Foto: Wagner M. Eduardo

1 Comment

Join the discussion and tell us your opinion.

Margi Mossreply
5 de outubro de 2019 at 16:00

Acho que mais uma ação positiva que podemos tomar é cair no modismo de construir muros de vidro em frente às casas e aos prédios. Morrem muitas aves com essa frescura da vaidade humana, inclusive corujas que, ao caçar à noite, não percebem os vidros.

Leave a reply