Dia Internacional das Aves Migratórias

No segundo sábado de maio é comemorado o Dia Internacional das Aves Migratórias! Mas, vamos partir do começo…

 

Você sabe o que são aves migratórias?

Aves migratórias são grupos de aves que realizam migrações, ou seja, vários indivíduos da mesma espécie se deslocam juntos por quilômetros em determinadas épocas do ano. Elas unem países, continentes e hemisférios através de seus longos vôos.  

Esse fenômeno se repete todos os anos e está relacionado principalmente às mudanças das estações – as aves saem em busca de melhores condições ambientais, áreas de alimentação e de reprodução.

 

Thalasseus maximus. Foto: Ronaldo Lebowski- Biofaces

 

Dia Internacional das Aves Migratórias

Todos os anos, no segundo sábado de maio e no segundo sábado de outubro,  é comemorado o Dia Internacional das Aves Migratórias, o World Migratory Bird Day (WMBD), com o intuito de promover a conscientização sobre as aves migratórias e a necessidade de cooperação internacional para conservá-las.

 

Archilochus colubris. Autor: Flávio Sousa- Biofaces

 

Reconhecimento com a pandemia

Bom, essa data ficou ainda mais especial após a pandemia. Afinal, enquanto o mundo passava por um momento em as pessoas se encontravam mais reclusas em casa, bilhões de aves migratórias continuaram a cantar e a sobrevoar as nossas cidades. Com o nosso ritmo um pouco menos acelerado, passamos a ouvir, observar e encontrar um pouco de liberdade e conforto apreciando as aves como nunca havíamos antes.

O número de observadores (e amantes) de aves aumentou consideravelmente!

 

Hylocichla mustelina. Foto: Scooby Reis- Biofaces

 

As comemorações de 2022

Com o slogan: “Diminua as luzes para pássaros à noite!”, a campanha deste ano terá como foco o impacto da poluição luminosa na migração das aves. Um tema pertinente neste mundo cada vez mais iluminado!

A crescente luminosidade no mundo, causa desorientação nas aves quando elas voam à noite, levando à colisões por exemplo, com edifícios. Além disso, a luz artificial interfere nos relógios biológicos internos das aves e na sua capacidade de realizar migrações de longas distâncias.

 

Anas crecca. Autor: Aline Patrícia- Biofaces

 

Eventos ao redor do planeta estão acontecendo hoje para celebrar a importância das aves migratórias. Que tal se entrarmos nessa onda e tiramos o dia para postar no Biofaces nossas fotos preferidas de aves migratórias? 

 

Estamos esperando sua foto, em.

Texto por: Fernanda Sá

Share your thoughts