Dia Mundial do Meio Ambiente: hora de unir esforços pela biodiversidade!

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo no dia 5 de junho de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data passou a ser comemorada neste mesmo dia, anualmente. Sua primeira celebração alertava sobre a necessidade de conservação e racionamento dos recursos naturais, considerados inesgotáveis à época! Desde então, a cada ano, são lembradas questões diversas de grande importância para o meio ambiente. Em 2020, o tema central é a biodiversidade e possíveis soluções para frear a perda de nossa flora e fauna. 

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, gostaríamos de lembrar como todas as formas de vida da Terra estão conectadas na teia da vida e, principalmente, o quão importante é nosso trabalho em conjunto para a conservação da vida selvagem. 

 

A RICA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA 

Você sabia que o Brasil lidera o ranking de países com maior biodiversidade do mundo? 

A multiplicidade de biomas e distintas características naturais refletem na abundância de espécies animais e vegetais brasileiras. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil guarda em seu território a maior biodiversidade do planeta! Tamanha variedade de vida se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra, elevando-nos ao patamar de principal país entre as 17 nações megadiversas (de maior biodiversidade).

Quando pensamos especificamente na fauna brasileira, os números são igualmente surpreendentes. Em nosso território existem cerca de 100 mil espécies de invertebrados e 8.200 espécies de vertebrados conhecidas pela ciência, sendo 713 mamíferos, 1.826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2.800 peixes continentais e 1.300 peixes marinhos. Imagine só se pensarmos em todas as espécies ainda desconhecidas que vivem em florestas como a Amazônia?

 

Tucanuçu (Ramphastos toco) || Foto: Diogo Luiz – Repertório Animal

 

Só no Brasil, há três vezes mais espécies de peixes de água doce do que em qualquer outra região do planeta! As aves existentes no país também são de uma diversidade bastante notável, nos dando o título de maior variedade de espécies na América do Sul. Quanto aos mamíferos, ficamos em terceiro lugar na lista global de diversidade. 

Tamanha riqueza não pode ser ignorada e muito menos perdida! Na contramão dos números sobre a biodiversidade que nos enchem de orgulho, estão as tristes estatísticas de espécies em extinção. 

 

AMEAÇAS À NOSSA FAUNA 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, existem mais de mil espécies com risco de extinção no país! Só no quesito aves, o Brasil possui o maior número de espécies em extinção do mundo, seguido pela Indonésia. Neste texto, você pode conferir alguns animais brasileiros que podem desaparecer da natureza

Os motivos de ameaça são os mais diversos. Vão desde ações diretas como caça ilegal e tráfico de animais, até as ações indiretas, como desmatamento, queimadas, construção de hidrelétricas e poluição, que degradam o habitat desses animais.

Onça-pintada (Panthera onca) || Foto: Leonardo Avelino Duarte

 

Para toda ação, existe uma reação. Quanto mais agredimos a natureza, mais severamente somos punidos. No entanto, essa dinâmica também funciona para o bem. Logo, se nos unirmos para reverter esse quadro e lutam pela conservação do meio ambiente, seremos recompensados. E a recompensa virá como forma de nosso tesouro mais precioso: a vida

 

O PAPEL DA COMUNIDADE NESSA LUTA 

Nós sempre reforçamos o papel da população na luta pela conservação. Defendemos e promovemos constantemente a prática da ciência cidadã, principalmente por meio da nossa plataforma. Além de aproximar as pessoas “leigas” de causas ambientais e aumentar a produção de conhecimento, a prática também pode originar resultados importantes para a proteção do meio ambiente. 

Com o auxílio do Biofaces, qualquer pessoa pode dedicar seus conhecimentos e/ou recursos tecnológicos para encontrar informações de utilidade socioambiental, seja com uma foto, uma gravação de vídeo, som ou até mesmo uma ideia proposta em conversas na rede social. A plataforma possui uma equipe técnica especializada para ajudar na identificação dos animais e na resolução de qualquer dúvida originada pelos usuários.  

Hoje, contamos com 4.329 pessoas na plataforma. Nos orgulhamos em dizer que unimos mais de 4 mil pessoas a favor da conservação da fauna! Obrigado a todos que fazem da nossa luta ainda maior e mais verdadeira. Que esse número continue crescendo todos os dias, no Brasil e no mundo, e assim consigamos proteger efetivamente o meio ambiente! 

 

 

A imagem é uma homenagem aos Biofacers com maior quantidade de registros de cada grupo animal. Novamente, muito obrigado a todos! 

Share your thoughts