Equipamentos fotográficos para vida selvagem: como escolher e como cuidar?!
Possuir os melhores equipamentos fotográficos não garante boas fotos, afinal, o mais importante é conhecer e saber usá-los bem, além de saber reconhecer o cenário à sua frente. Porém, é inegável que uma boa câmera, uma lente adequada e equipamentos eficientes, auxiliam e facilitam a vida dos fotógrafos de todos os níveis de habilidade e de experiência.
Pensando nisso, neste texto trouxemos dicas para vocês, biofacers, fazerem a escolha certa ao adquirir seus equipamentos fotográficos, desde câmeras até acessórios, que vão contribuir (e muito) para você conseguir bons registros da vida selvagem. Continue acompanhando para ficar por dentro do assunto!
Como escolher os melhores equipamentos fotográficos?
O nosso foco não é fazer uma consultoria ou listar as melhores opções de mercado, mas sim, te dar uma noção do que você precisa saber na hora de escolher e realizar a compra da sua câmera e outros instrumentos para fotografia de vida selvagem. Alguns dos principais fatores que devem ser levados em conta são a resistência,a durabilidade e o tipo da câmera (calma que já vamos explicar melhor).
Resistência e durabilidade
Para fotografar a vida selvagem e a natureza, muitas vezes, você se encontrará em condições adversas de clima e ambiente, por exemplo, calor, chuva, poeira, vegetação fechada, ar muito seco ou úmido e nesses momentos, ter uma câmera resistente faz toda a diferença.
Avalie a qualidade da estrutura física e evite equipamentos que pareçam frágeis e pouco resistentes. Observe se os botões são confortáveis de pressionar e não parecem frouxos, se as partes emborrachadas são bem fixadas e o acabamento geral da câmera é bem construído, sem espaçamentos e bem encaixado.
Também procure por relatos de quem já possui o equipamento que você está interessado e pesquise sobre a resistência do mesmo, ninguém gostaria de desembolsar um bom investimento em um equipamento que logo precisará ser trocado, não é mesmo?!
Há grupos e páginas nas redes sociais destinados a esse tipo de avaliação, além de sites como o CâmeravsCâmera e Versus, que também podem ser consultados para checar a avaliação geral do equipamento e comparar modelos.
Tipo do equipamento
Aqui, não entraremos em detalhes técnicos, mas há três tipos de câmeras para quem deseja fotografar a vida selvagem: DSLR, Mirrorless e Bridge. Câmeras DSLR contam com um sistema de espelhamento, projetando a imagem captada diretamente no visor. Comparando modelos mais simples, são mais baratas, porém, o peso é um ponto negativo sempre pautado entre os fotógrafos.
Por muito tempo, este tipo foi unânime no ramo, mas vem perdendo espaço para a nova tecnologia e futuro da fotografia de vida selvagem, as câmeras Mirrorless. Essas câmeras não possuem espelhamento, seu sistema é todo digital, deixando a mais leve e compacta. A luz chega diretamente no sensor, tornando o foco e a projeção da imagem (no visor ou na tela LCD) mais rápidos e eficientes, além de garantirem uma maior qualidade na produção de vídeos em altíssimas resoluções.
Cada vez mais utilizadas e com alto custo-benefício, temos as câmeras bridge, também chamadas de superzoom ou powershots, que possuem lentes fixas e estão cada vez mais poderosas. O fato de não possibilitar a troca de lentes, pode afastar alguns usuários que desejam aprimorar ou complementar a sua lista de equipamentos fotográficos.
Afinal, quais modelos eu posso escolher?
Antes de citar os modelos mais comuns utilizados por amantes da fotografia de vida selvagem, devemos reforçar que, para iniciantes, o mais importante não é adquirir uma câmera top de linha, robusta e com muitas funções. O mais importante é ter controle e conhecimento de todas as ferramentas e técnicas de fotografia, até porque, a câmera por si só, não vai lhe garantir fotos de alta qualidade – o principal equipamento fotográfico é aquele atrás do visor, você!
Câmeras
Abaixo, listamos alguns modelos de câmeras mais utilizados, em ordem: do mais poderoso e custoso para o mais simples e acessível.
Canon: EOS R5, 90D, EOS 5D Mark IV e T5i
Nikon: Z8, D850, D7500, D500, Coolpix P950 e P1000, e D3500
Sony: A7R V, Alpha A6400
Lentes
Para a fotografia de vida selvagem, as lentes cumprem o papel de trazer vida à sua câmera. Existem diversos tipos de lente, com destinações distintas para cada objetivo na fotografia. Geralmente para vida selvagem, são utilizadas lentes “Tele”, com distância focal alta para alcançar objetos que estão distantes de você. Em caso de fotografia da vida selvagem diminuta, como de insetos, há lentes especializadas para a macrofotografia. Bom, mas esse assunto é tão amplo, que fizemos uma matéria só sobre macrofotografia.
Aqui, a variedade de modelos é ainda maior, pois além das lentes das marcas da própria câmera, também temos outras que são muito boas, como a Sigma e Tamron. Lembre-se, consulte a compatibilidade entre a câmera e a lente.
Tripé – acessório fotográfico essencial
Uma dica extra é que, para bons registros, sem tremedeira e com boa estabilização, um tripé ou monopé, são bons investimentos para compor seus equipamentos fotográficos. Ajudam a manter a estabilização, principalmente em momentos de focagem por longos períodos, por exemplo, se estiver esperando um psitacídeo sair do ninho.
O ideal é buscar por alternativas telescópicas e feitas de materiais leves, como alumínio ou fibra de carbono, facilitando o transporte e uso.
Como cuidar dos meus equipamentos fotográficos?
Os equipamentos fotográficos, principalmente quando utilizados em ambientes naturais, precisam de cuidado para aumentar sua durabilidade e manter a qualidade de seu funcionamento.
Proteção
Para a câmera, há protetores e capas que a revestem, protegendo dos raios solares (UV) e também de arranhados e de poeira. Além disso, especialmente para as lentes, há diversas opções de filtros e protetores (para-sol) específicos para cada.
O biofacer Gustavo Figueiroa, um viajante nato, está sempre com sua câmera protegida por uma capa camuflada e um protetor de lente para-sol, independente se está no Pantanal ou na Patagônia Chilena.
Como transportar
O deslocamento com a câmera pode ser algo traumático, por exemplo, em trechos com estrada de terra. Enquanto não estiver em uso, o ideal é sempre manter os equipamentos em mochilas ou bolsas específicas, protegendo-o de batidas, movimentações bruscas e poeira.
Como limpar
Após um dia intenso de fotografia em meio à natureza, seus equipamentos fotográficos provavelmente precisarão de uma boa limpeza para retirada de poeira e outros tipos de sujeiras. Para isso, há a opção de “kits de limpeza”, contendo, por exemplo, pinceis, bomba de ar e flanelas.
O processo é bem simples, mas precisa ser feito com cuidado e atenção aos cantos. A bomba de ar será utilizada para assoprar as poeiras e pequenas sujidades, enquanto os pinceis terminam esse procedimento com mais detalhe. As flanelas, junto à um produto específico para limpeza de lentes e telas, deixa tudo bem limpinho.
Como guardar equipamentos fotográficos?
Após limpar seus equipamentos fotográficos, armazene-os adequadamente para evitar impactos, poeira e a presença de fungos (isso mesmo, fungos!). É recomendável que você separe os equipamentos acoplados, também retirando a bateria, cartões e outros acessórios, guardando-os de maneira separada.
Dito isso, aqui vai uma dica de ouro: a mochila ou bolsa devem ser utilizados somente para transporte! Manter os equipamentos fotográficos por muito tempo nelas, pode atrair fungos e deteriorar a lente e outras partes mais sensíveis.
Bom, e onde guardar os equipamentos fotográficos? O ideal é ter um espaço separado para guardar seu equipamento de fotografia, de preferência, dentro de uma caixa plástica transparente, longe do sol e sem contato direto com o chão.
A umidade deve sempre estar entre 30% e 70%, abaixo disso pode ressecar algumas peças e acima, pode atrair os temidos fungos. Para isso, algumas pessoas utilizam sachês de sílica gel ou outros produtos antimofo, enquanto outras, também possuem um higrômetro, para monitorar a umidade e a temperatura.
Como começar a fotografar a vida selvagem?
Após a escolha dos equipamentos fotográficos, chegou a melhor parte, fotografar! Conheça a sua câmera e seus acessórios, explore as configurações e estude as técnicas de fotografia. Siga dicas de especialistas, como o youtuber O cara da Foto, que traz dicas de equipamentos e métodos de fotografia.
Após se habituar com a câmera e os outros acessórios, é hora de explorar! Não tenha receio, você pode começar até mesmo no seu quintal, clique sem dó! Pegue todo o seu equipamento fotográfico, vista uma roupa de cor discreta e tênis confortáveis, coloque repelente, protetor solar e uma garrafa d’água na mochila e vá para o “meio do mato”.
Somente com a prática você vai aperfeiçoar e melhorar os seus registros. Explorando o ambiente ao seu redor, você sentirá vontade de conhecer cada vez mais espécies e biomas por aí!
Esperamos que essas dicas tenham sido valiosas para você se inspirar, iniciando ou se aprofundando no mundo da fotografia de vida selvagem. Estamos ansiosos para ver os seus registros – então não esqueça, compartilhe conosco lá no Biofaces!
Texto por: Kleyton Camargo
Revisado por: Jéssica Amaral Lara