Principais guias de identificação da fauna do Pantanal

Quem já teve vontade de se aventurar pelo Pantanal após ver tantos registros fantásticos de encontros com a fauna desse bioma? A biodiversidade na maior área úmida do planeta é tão grande, que atrai milhares de turistas de todo o mundo, todos os anos. Prova disso, é que cerca de 33 mil turistas passaram por Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, apenas entre janeiro e agosto de 2023. 

 

Onça-pintada (Panthera onca) com filhote no Pantanal. Foto: Norton Santos – Biofaces.

 

Felizmente, na região existem diferentes passeios ecológicos para avistamento da fauna, que, podem se tornar ainda mais interessantes, quando acompanhados de livros que ajudam na identificação de espécies! Esses guias são de grande valia para nos ajudar a reconhecer, identificar e aprender sobre as mais de 1.200 espécies de animais que existem no bioma.

 

Ariranha (Pteronura brasiliensis) se alimentando no Pantanal. Foto: Gustavo Figueirôa – Biofaces.

 

Pensando nisso, em homenagem a este 12 de outubro – Dia do Pantanal, selecionamos e trouxemos neste texto, os principais guias de identificação da fauna pantaneira, que, com certeza, irão ampliar o seu conhecimento sobre a vida pulsante que habita esse refúgio da vida selvagem.

Mas, antes de mostrarmos a nossa seleção, vale realçar a importância desse bioma com algumas de suas características: o Pantanal consiste em um complexo de ecossistemas, onde 5 biomas se encontram: Cerrado, Chaco, Amazônia, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano. Além disso, ele é a maior planície alagada do mundo e é reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.

 

Tuiuiú (Jabiru mycteria) no Pantanal. Foto: Edir Alves – Biofaces.

 

Guias de identificação específicos por grupo de animais

Aves

Vamos começar pelo grupo de animais mais abundante do Pantanal: as aves. Existem cerca de 650 espécies no Pantanal, uma riqueza de avifauna absurda! Claro que compilar todas elas em um único livro não é tarefa fácil e assim, apesar de existirem obras completas sobre o assunto, algumas acabam trazendo apenas as espécies mais conhecidas.

 

“Aves do Brasil – Pantanal”

 

Este livro de 2014, lançado pela editora Homem Pássaro, aborda as principais espécies do bioma. Com dezenas de fotos e ilustrações, o guia propõe auxiliar turistas, fotógrafos, amantes de aves e profissionais da área ambiental a identificar as espécies mais conhecidas e inclusive, traz várias informações sobre elas, como seus hábitos, habitats e melhores meses para visitação. Tudo isso em textos bilíngues (português-inglês).

Caso tenha interesse em adquiri-lo, ele pode ser encontrado em diversos sites, deixaremos o link para compra na Livrarias Curitiba aqui.

 

“Guia Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado”

Como seu nome diz, esse guia aborda o Pantanal e também, o Cerrado. Lançada em 2008 pela editora Horizonte, com 336 páginas, incluindo 33 fotos, 663 ilustrações e 749 mapas de distribuição, tudo em cores, essa obra completa da Wildlife Conservation Society aborda todas as 740 espécies de avifauna existentes em ambos os biomas.

 

Guia de bolso “Aves do Pantanal”

Aos que buscam uma versão resumida de guia de aves do Pantanal e ao mesmo tempo, uma versão que seja prática e leve para carregar para o campo, esse guia de bolso preenche todos os requisitos. Resultado de uma expedição ao bioma realizada em 2011 pelo Renato Rizzaro e pela Gabriela Giovanka, o guia retrata 85 espécies. Para adquirí-lo, clique aqui.

 

Guia fotográfico Aves do Pantanal

 

Por fim, selecionamos um guia fotográfico de 2012, com 455 espécies de aves em 264 páginas, pela editora Aves e Fotos. Nele há informações sobre a biologia das espécies e suas principais características que auxiliam na identificação. Saiba mais aqui.

 

Peixes

O segundo grupo de animais mais biodiverso do bioma são os peixes de água doce – há cerca de 260 espécies. Como sugestão para o grupo, há o “Guia ilustrado dos peixes do Pantanal e entorno”, lançado em 2022 pela editora Julien Design. Este guia é bem completo, pode ser baixado online e conta com 670 páginas.

 

Mamíferos

Há 124 espécies de mamíferos no bioma, que são, em sua maioria, muito bem ilustradas no Guia “Mamíferos não voadores do Pantanal e entorno. Para o Biofaces, este livro é bem especial: o fundador da nossa plataforma, Leonardo Avelino Duarte, contribuiu com a elaboração do conteúdo, assim como os outros dois autores: Wellington Hannibal e Cyntia Cavalc. Além disso, o Biofaces colaborou com o lançamento da obra, em 2015.

 

 

Ao longo das 224 páginas, o livro discorre sobre as paisagens da região e fornece várias informações sobre os mamíferos não voadores, como suas áreas de ocorrência, características ecológicas, características morfológicas e marcantes das espécies, assim como pegadas, dados sobre reprodução, dieta e ameaças.

 

Répteis e anfíbios

Os répteis constituem o 4º grupo de animais com maior riqueza de espécies do Pantanal, totalizando 80 espécies. Já os anfíbios, o 5º grupo, com 60 espécies.

Dessas, as que estão melhor ilustradas em guias de identificação são as serpentes.

 

 

Lançado em 2005 pela editora Holos, o livro “Serpentes do Pantanal” possui 179 páginas e ilustra as espécies do bioma, trazendo também informações sobre sua biologia. Os autores são Otavio Marques, André Eterovic, Christine Strussmann e Ivan Sazima, pesquisadores brasileiros da área de Herpetologia e Ecologia.

É possível comprá-lo em diversos sites da internet, deixamos aqui o link para compra na Amazon.

 

Guias gerais da fauna do Pantanal

Enquanto os guias acima focam de forma mais detalhada em grupos específicos de animais, outros guias acabam trazendo um compilado de todos os animais. Veja abaixo, os principais.

 

Guia de Campo: Fauna, Flora e Geografia do Pantanal

Lançado em 2022, em português e em inglês, pelo autor Riccardo Boschetti, este guia de campo compacto conta com 60 páginas. Em seu conteúdo, há fotos das principais espécies de fauna e flora do bioma, assim como mapas e informações sobre a geografia, a hidrodinâmica e o clima da planície pantaneira.

 

Ebook Animais do Pantanal

Em 2022, a SOS Pantanal lançou o E-book “Animais do Pantanal”, com imagens das principais espécies do bioma. Para baixá-lo, basta preencher um rápido formulário no site.

 

Para enriquecer ainda mais a sua futura expedição ao Pantanal, em outras matérias de blog, fornecemos dicas de 7 unidades de conservação para você visitar e te contamos sobre os “Big Five” do bioma, ou seja, as cinco espécies estrelas que você não pode deixar de ver em sua visita.

Com todo esse conteúdo e vários guias de identificação em mãos, esperamos que a sua viagem ao Pantanal seja inesquecível e aguardamos a postagem dos seus registros no Biofaces!

 

Texto por: Jéssica Amaral Lara

Revisado por: Juliana Cuoco Badari

3 Comments

Join the discussion and tell us your opinion.

Marisa Alonsoreply
19 de novembro de 2023 at 12:18

Muito úteis!

Jaimereply
26 de novembro de 2023 at 05:56

Gostei muito como conseguir os exemplares destes livros?

adminreply
27 de novembro de 2023 at 13:33
– In reply to: Jaime

Ao longo da matéria, colocamos alguns links de onde encontrá-los 🙂

Leave a reply