Fotógrafos para se inspirar: Donal Boyd
Fotografar animais selvagens é uma atividade gratificante, mas extremamente exigente. Requer disciplina, paixão e paciência de sobra. Então, quando o fotógrafo consegue estabelecer uma sensação de proximidade, familiaridade e conexão emocional entre os espectadores e os assuntos que descreve, ele merece ainda mais mérito. Esse é o caso de Donal Boyd, um fotógrafo conservacionista que transforma a fauna silvestre em verdadeiras obras de arte.
As imagens de Donal têm uma estética impecável. Ele utiliza técnicas de pós-processamento (edição de imagem) que ultrapassam os limites do retrato tradicional, dando muito mais destaque aos animais. Por fim, o fotógrafo apresenta sua arte como uma forma de ‘defesa visual’ para promover a conservação da natureza e biodiversidade, representando a beleza e história de cada animal.
Sobre o fotógrafo
Donal Boyd é um conservacionista americano, que atualmente mora na África do Sul. Passa a maior parte de seu tempo na natureza, com animais selvagens e projetos de conservação. Desenvolveu sua própria abordagem de retratos na Erindi Private Game Reserve, localizada na Namíbia. Erindi foi o primeiro lugar em que Donal ganhou experiência pessoal em conservação e, desde a sua primeira visita em 2016, ele registra pessoas, projetos e vida selvagem na Reserva para compartilhar com o público em todo o mundo.
Além da Namíbia, o americano trabalhou com muitas outras organizações para documentar programas de conservação, incluindo ifaw, Wild is Life, Onçafari, SOS Pantanal entre outros. Em 2019, junto com seu amigo e cinegrafista de vida selvagem, Naude Heunis, Donal fundou a Behind the Scenes of Nature: uma organização que busca mostrar a realidade do que se passa nos bastidores dos projetos de conservação. A iniciativa apresenta histórias de pessoas, organizações e os desafios envolvidos na proteção e restauração da natureza.
Fotos para se inspirar
Gostou? Que tal inspirar-se no olhar mágico de Donal Boyd para conseguir lindos registros de fauna silvestre? Não esqueça de postá-los aqui no Biofaces. 😉