Onça-pintada é morta a tiros em reserva ecológica

O maior felino das Américas ainda é caçado impunemente no Pantanal brasileiro. Funcionários da Fazenda São Bento, no Pantanal Norte, encontraram um onça boiando no rio Cuiabá, próximo ao município de Porto Jofre (MT), no dia 29 de março. O animal era uma fêmea adulta saudável , não apresentando nenhum sinal de doença.  A denúncia foi feita ao site de preservação ecológica Biofaces.com.
De acordo com relatório feito pelos pesquisadores Rafael Hoogesteijn  e Fernando Tortato, da ONG Panthera, a onça foi abatida por tiros feitos a curta distância e de cima para baixo, indicando que foi atingida na região do pescoço enquanto nadava.
DSCN8135
Após analise da carcaça, foi possível averiguar que o animal estava saudável e no seu estomago havia pelos de animal silvestre, ou seja, ela não estava atacando o rebanho bovino. A perseguição e caça de onças-pintadas por provocarem ataques no rebanho bovino constitui uma das principais ameaças no Pantanal .
Pelas fotos do animal morto, foi possível fazer sua identificação pelo padrão de manchas. A fêmea era nomeada “Sally” por guias e fotógrafos (que tinham fotos em seus registros) e vivia próxima a foz do rio Pirigara com o rio Cuiabá, no Parque Estadual Encontro das Águas. A carcaça foi encontrada rio abaixo, próxim ao Porto Jofre, no município de Poconé (MT).
Este Parque estadual possui 108 mil hectares e preserva grandes áreas florestadas, permeadas por campos inundáveis, habitat perfeito para onças-pintadas e suas presas, como capivaras e jacarés
O lugar é frequentado  por pescadores e turistas e m busca da fauna silvestre, que em geral não incomodam os bichos. Por isso elas não se sentem ameaçadas e não se incomodam com o barulho dos motores e com a presença de gente na água.
localizacao abate onca
Para prevenir acidentes, cientistas reunidos pelo Conselho do Meio Ambiente de Mato Grosso editaram resolução que regulamenta o avistamento de onças no Pantanal. Recomenda-se que seja feito de barco com permanência de no máximo 20 minutos, numa distância nunca inferior a dez metros. É expressamente proibido alimentar as onças para facilitar a aproximação do bicho.
Onca Sally
Onças
Animal que faz parte do topo da cadeia alimentar da mata atlântica, a onça-pintada corre o risco extremo de extinção nesse bioma.
Estudo desenvolvido pelo Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros), instituto criado pelo ICMBio, aponta que devem existir somente 250 onças-pintadas adultas na mata atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.
A caça predatória também se configura como um desafio a ser superado. Fatores econômicos e culturais envolvem a perseguição à onça-pintada, já que, entre os peões, a caça ao animal é vista como um ato de bravura. A educação ambiental sobre a importância da espécie torna-se um aliado do trabalho de preservação.
A onça-pintada é considerada um símbolo da biodiversidade brasileira. O mamífero exerce fascínio sobre a população desde os tempos pré-colombianos. A cultura dos povos ancestrais esteve vinculada ao animal.
A onça é uma das 627 espécies da fauna ameaçada de extinção, segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Share your thoughts