Os superpoderes das aves

As aves são um dos grupos de vertebrados mais variados, encontrados por todo o mundo. Elas conquistaram vários ambientes, sendo capazes de correr, voar, nadar, pular e mergulhar. E entre tantas habilidades, algumas se excedem de tão magníficas. Quer saber mais? Então vem ler o blog de hoje!

 

Ressurreição

Você acha que só a fênix volta da morte? A nossa fauna é capaz de coisas que deixam qualquer mitologia no chinelo. Uma espécie de ave chamada  saracura-de-papo-branco (Dryolimnas cuvieri) voltou da extinção. Há aproximadamente 136 mil anos atrás, o atol de Aldabra foi inundado, levando à extinção todas as espécies  que ali habitavam e que não eram capazes de voar. Esse foi o caso da saracura-de-papo-branco.

 

Foto: Charles J. Sharp – Smithsonian Magazine

 

Milhares de anos depois, quando o nível do oceano baixou novamente, a vida terrestre retornou ao atol de Aldabra e eis que a nossa espécie em questão também. O que ocorreu foi que, incrivelmente, a evolução agiu e o mesmo ancestral comum deu origem à saracura-de-papo-branco, a mesma espécie de ave que não voa que se encontrava extinta. A evolução, em condições certas, é capaz de agir com uma rapidez impressionante!

 

Veneno

Isso mesmo, existem aves venenosas! São aves que passam as suas toxinas de forma passiva, quando outra criatura a toca ou ingere. O pitohui-de-capuz (Pitohui dichrous), uma ave de Nova Guiné, foi a primeira espécie registrada a ter essa habilidade. Sua pele possui uma toxina chamada batracotoxina, a mesma presente em algumas rãs venenosas. Essa toxina é capaz de paralisar os músculos do corpo, inclusive os do coração. 

 

Foto: Jack Dumbacher – Australian Geographic

 

Audição

Muitas aves possuem uma audição apurada, entretanto as corujas possuem um aparato a mais que potencializa essa habilidade já aguçada. A sua cabeça pode girar em um ângulo de até 360°, permitindo um campo de audição maior. Além disso, o padrão circular das penas em volta de seu rosto atua como uma espécie de antena. Elas concentram o som e permitem uma audição direcional, podendo ser ajustadas para melhorar a sua recepção. Incrível, né?

 

Foto: Nuno Xavier Moreira – Biofaces

 

Força

Nessa categoria, é uma ave nacional que se destaca. A nossa famosa harpia tem uma força assombrosa! A pressão de esmagamento dessa ave é de 37 quilos por centímetro quadrado. O que isso significa? Vamos comparar. A média de pressão da mordida de um cão é de 22 quilos e a de um lobo é de 28 quilos. Dá pra imaginar agora o tamanho da força de uma harpia?

 

Foto: Leonardo Merçon – Biofaces

 

Não suficiente, a harpia também possui uma super garra que chegam a medir 7 cm de comprimento. 

 

Imitação

Existem várias aves que são capazes de imitar muito bem sons, como os nossos velhos  conhecidos papagaios. Mas existe uma espécie que se destaca nessa habilidade: o pássaro-lira-soberba (Menura novaehollandiae). Essa ave australiana é conhecida por sua capacidade de imitar quase perfeitamente uma infinidade de sons.

 

Foto: Flagstaffotos – WikiMedia Commons

 

Além de copiar melodias de outras aves, ela consegue imitar sons como o de uma câmera, motosserra, vozes humanas, alarmes de carro, latidos de cães, entre muitos outros. O pássaro-lira-soberba não só é capaz de imitar com facilidade, mas também é capaz de armazenar a memória desses sons por um longo tempo. Em 1969, uma gravação feita do canto da ave mostrou que a ave era capaz de reproduzir uma mistura de duas músicas populares da década de 1930 ao mesmo tempo. Dá pra imaginar?

Já teve o privilégio de encontrar algumas dessas espécies? Compartilha com a gente, o Biofaces está em busca de registros.

 

E aí, ficou tão maravilhado com as habilidades destes animais quanto eu? Conhece mais algum superpoder das aves? Conta pra gente nos comentários.

 

Texto por Lidiane Nishimoto

Revisado por Fernanda Sá

Share your thoughts