2019: um grande ano para o Biofaces!

Quando olhamos para trás, relembrando todos os acontecimentos de 2019, a primeira palavra que vem em nossa mente é: mudança.

Digamos que o cenário político-ambiental do país não tenha sido um dos melhores. Vimos algumas notícias tristes envolvendo o governo, os biomas brasileiros como Amazônia e Pantanal, a degradação da flora e da fauna. Contudo, na contramão das catástrofes, nós conseguimos evoluir a nossa ferramenta de ciência cidadã, atrair mais usuários e aumentar nossa força na luta pela conservação. 

Fizemos mudanças bastante positivas no site. Aumentamos o número de usuários. Incentivamos e atuamos ao lado de grandes parceiros. Celebramos a paixão por fotografia de vida selvagem. Conectamos pessoas, tecnologia e natureza. 

Confira os pontos altos do Biofaces em 2019: 

 

CHEGADA DE NOVAS PESSOAS NA PLATAFORMA 

Esse foi um ano muito gratificante para nós, principalmente pelo crescimento de usuários na plataforma. Durante os 365 dias, nós conseguimos aumentar mais de mil novos cientistas cidadãos!

Hoje, somamos 3.948 biofacers. Somos quase 4 mil pessoas fotografando, gravando e interagindo com a natureza à favor da conservação. Temos olhos e ouvidos espalhados por todas as partes do mundo. E o melhor de tudo? Estamos conectados pela mesma rede: o Biofaces. 

 

O SITE DE CARA NOVA 

Justamente por ter a responsabilidade de armazenar um grande volume de conteúdo científico, além de conectar diversos cientistas cidadãos, temos uma preocupação constante com a experiência digital do usuário. 

Por isso, demos uma repaginada no site, a fim de tornar a experiência ainda melhor! A nova versão, que foi ao ar em agosto, conta com:

✔️ Recursos atualizados;

✔️ Um novo layout mais limpo;

✔️ Página inicial reestruturada para ficar mais visual com os posts “mais novos”, os usuários que você está “seguindo” e os conteúdos “mais populares”;

✔️ Além de uma navegação diferente na busca por “espécies” e “usuários”.

 

A ESPÉCIE MAIS POPULAR DO INSTAGRAM 

Para os fiéis seguidores do Biofaces no Instagram, a melhor foto de 2019 foi deste incrível  chororó-de-goiás (Cercomacra ferdinandi).  

A espécie é endêmica do Brasil, ou seja, é encontrada em uma determinada região e não consegue se desenvolver em outro ambiente. Neste caso, a foto foi tirada em Goiás, nos Meandros do Rio Araguaia, por Kennedy Borges.

Os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, e matagal úmido tropical ou subtropical.

 

O MELHOR POST DO ANO NO FACEBOOK

Para nossos amigos de Facebook, o post mais interessante de 2019 foi um curioso fato sobre o Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). 

Você sabia que ele é o único mamífero terrestre que não possui dentes?

Além disso, é insetívoro. Come apenas formigas e cupins. Ele introduz a longa língua, com diâmetro entre 1 cm e 1,5 cm, que pode projetar a 60 cm para fora da boca. Os insetos ficam grudados na língua e, desta forma, o animal apenas os engole.

Esse camarada da foto foi clicado por Silvia Linhares. 

 

Esperamos que o ano de 2020 reserve ainda mais boas notícias – não só para o Biofaces, mas para a biodiversidade como um todo. 

Share your thoughts