A disputa pelo topo do Ranking de Mamíferos do Biofaces

Neste exato momento, uma disputa intensa ocorre no Biofaces. Calma, é uma disputa do bem! Essa competição entre dois usuários da plataforma, top registradores de espécies de mamíferos do Biofaces, promete render muitos registros! Um, já registrou 148 espécies, enquanto o outro 144! Uma disputa e tanto, não? 

Continue acompanhando e entenda sobre essa competição saudável para registrar ao máximo a nossa biodiversidade!

 

Sagui-de-cheiro (Saimiri vanzolinii). Foto: Fred Crema

 

Primeiro: onde fica e o que é o ranking do Biofaces

Bom, vamos começar falando sobre o nosso ranking! Para acessá-lo, não tem segredo: entre na página principal da plataforma e veja ao lado direito da página, uma pequena aba escrito “Ranking” com um troféu desenhado. 

Dentro da ferramenta, os usuários da plataforma podem ser classificados em ordem decrescente de acordo com o número de espécies que eles registraram ou número de registros que eles postaram ou ainda, por ordem alfabética, como é possível ver abaixo:

 

 

Há dois tipos de ranking: o mensal e o geral. Estão no ranking mensal quem postou mais registros ou ainda, mais espécies (dependendo da opção escolhida), naquele mês. No geral, estão quem colocou, em todo o período que usou a plataforma, o maior número de registros, ou espécies, quando comparado aos demais usuários.

 

Na imagem, observamos o ranking mensal em ordem decrescente de número de espécies

 

Dito isso, vale ressaltar que ambas as classificações podem ser vistas por grupos de animais ou ainda, considerando todos os grupos (invertebrados, anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes). Assim, você consegue ver os maiores registradores da plataforma do grupo específico de animal! Parece confuso né? Mas você já vai entender! 

 

Exemplo: o maior registrador de espécies (atualmente) do Biofaces – ranking geral

 

 

Hoje, quem mais registrou espécies no ranking geral, levando em conta todos os grupos de animais, foi o Diogo Luiz – Repertório Animal, com o número impressionante de 5.347 espécies (88 delas, mamíferos), distribuídas em 9.447 posts… simplesmente UAU! 

Em segundo lugar, temos o Kennedy Borges Road com 2.701 espécies, em 6.860 posts: demais! Dessas, 117 são de mamíferos!

 

Ferramenta compreendida… agora vamos à competição – ranking geral de mamíferos!

Ao ordenar por número de espécies, filtrar por mamíferos, e clicar em ranking geral… vemos a lista dos maiores registradores de riqueza de espécies de mamíferos do Biofaces. 

 

 

E no topo dela estão: Fred Crema com 148 espécies, em 299 posts e Fernanda Abra com 144 espécies em 188 posts. Considerando que no mundo existem em torno de 6.500 espécies de mamíferos, 650 dessas, com ocorrência no Brasil… Podemos dizer que eles já registraram em torno de 2,2% da fauna mundial da ordem Mammalia! Impressionante!

Ao entrar no perfil de cada um, vemos a distribuição desses registros pelo mundo, dos dois:

 

Distribuição dos registros de mamíferos do Fred Crema

 

Fred já registrou animais desta ordem nas Américas, África e até no Antártica, no caso, a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) e a foca-de-Weddell (Leptonychotes weddellii).

 

Foca-de-Weddell (Leptonychotes weddellii). Foto: Fred Crema.

 

Já Fernanda, também registrou nas Américas e na África e, também na Europa. Neste último continente, ela fotografou a fauna de Portugal, Reino Unido, Suíça e Áustria.

 

Distribuição dos registros de mamíferos da Fernanda Abra

No continente europeu, entre os mamíferos, ela fotografou a marmota alpina (Marmota marmota), o javali europeu (Sus scrofa), a camurça (Rupicapra rupicapra), uma espécie de capríneo e o corço (Capreolus capreolus), um cervídeo. Olha só o click da marmota alpina:

 

Click da marmota alpina no Parque Nacional Hohe Tauern, feito pela Fernanda Abra.

 

Falando um pouco mais sobre esses grandes biofacers, Fred é um guia naturalista, fotógrafo, músico e publicitário. Faz parte do Projeto Araciara, que visa multiplicar o conhecimento popular sobre as abelhas nativas. 

 

Outro grande registro de Fred: Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus),
espécie criticamente ameaçada de extinção.

 

Fernanda é bióloga conservacionista e entre seu extenso currículo, resumimos aqui que ela é especializada em redução de impactos na fauna, em rodovias e é fundadora da ViaFAUNA, empresa de consultoria ambiental.

 

Saguis-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) usando uma passagem de fauna,
que evita colisões em rodovias. Foto: Fernanda Abra.

 

Bom, nós aqui, temos muito orgulho e admiração por esses biofacers, comprometidos em registrar a biodiversidade mundial. Vocês fazem muito mais do que fotografar esses animais, fazem ciência e geram dados para a conservação. Parabéns, queridos!

E, claro, estamos esperando os registros que estão por vir. Será que a Fernanda irá passar na frente do Fred? Novela boa e gostosa de se assistir!

Share your thoughts