Animais fantásticos e onde habitam: Harpia

Todo mês um post novo trazendo os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo. 

O animal desse mês é sem dúvida uma das aves mais imponentes do mundo, a harpia.

Harpia. Foto: Douglas Fernandes

Também conhecido como gavião-real,  avião-de-penacho, guiraçu e uiraçu a harpia (Harpia harpyja) é considerada a maior ave das Américas e a mais forte ave predadora do planeta, podendo ser encontrada desde o México até a Argentina. 

 

Onde ocorrem 

As harpias vivem em florestas tropicais entre o sul do México e o norte da Argentina. 

No Brasil ainda podem ser encontradas na Amazônia, embora existam registros em áreas protegidas, como reservas de Mata Atlântica, no cerrado e pantanal.  

 

Características

É a maior ave de rapina brasileira medindo entre 90 e 105 centímetros de comprimento e mais de 200 centímetros. As fêmeas são maiores que os machos e o peso varia entre 4 e 4,8 quilogramas para o indivíduo do sexo masculino e entre 7,6 e 9 quilogramas para indivíduos do sexo feminino.

A coloração acinzentada e branca são típicas da espécie e algumas características marcantes são o bico em formato de gancho e as penas na cabeça no formato de um cocar. 

Harpia com asas abertas. Foto: Roberto de Oliveira Silva/ Biofaces

 

Hábitos

Vive solitário ou aos pares na copa das árvores. Apesar do seu tamanho, é bem difícil de ser avistado. Sorte de quem tem a oportunidade de encontrar e  registrar um bichão desse.

Alimenta-se de grandes animais, como a preguiça-real, mutuns, coatás, macacos-prego e guaribas, filhotes de veados, araras-azuis, seriemas, tatus, cachorros-do-mato, iguanas e cobras. Impressionante a força do bicho.

Foto: Gabriel Bonfa

Reprodução

As harpias fazem seus ninhos no topo das mais altas árvores e fazem a postura de 2 ovo por vez, sendo que um filhote apenas sobrevive normalmente. 

 

Principais ameaças

A perda de habitat devido ao avanço da fronteira agrícola e da retirada de madeira para a venda é a principal ameaça para as harpias, uma vez que a espécie precisa de grandes áreas preservadas para sobreviver e só entrelaça o ninho nas árvores mais ascendentes. 

Outro grande problema que o animal enfrenta são as lendas populares que dizem que as harpias capturam crianças e bebês, o que estimula a matança dessas aves pela comunidade. 

 

Melhores lugares para fotografar harpia

Um lugar onde são relatados vários encontros com harpias é a Amazônia no município de Jacareacanga e em Alto Floresta no Pará. Muitos moradores da região relatam que já avistaram harpias até mesmo dentro de Alto Floresta, embora não seja um encontro comum. Muito amantes das aves viajam para essa região para buscar o tão sonhado registro desses enormes rapinantes. As pousadas mais buscadas pelos observadores são a Thaimaçu, em Jacareancanga e a Cristalino, em Alto Floresta. O acesso as duas é por Alto Floresta, onde existe um aeroporto, facilitando as visitas.

Foto: João Quental

Mas já aviso de ante mão, muito mais que uma câmera boa,  quem deseja uma foto desse incrível animais vai precisar de persistência e MUITA sorte!

E ai? Quem tem o sonho de ver o gavião real de perto?

 

 

Share your thoughts