Animais fantásticos e onde habitam: Urso-polar

Todo mês um posts novo trazendo os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo. Hoje falaremos de um gigante das neves bem queridinho por todos, o urso-polar (Ursus maritimus).

Quer saber mais sobre a história por trás da espécie e as dicas de onde encontrá-la? Então divirta-se com o texto abaixo!

 

Foto: Claudia Brasileiro/ Biofaces

 

Quem nunca sonhou em ver de perto um urso-polar, não é mesmo? Esse peludos cheios de charme despertam a atenção de muita gente.
O urso polar (Ursus maritimus) é um mamífero solitário que vive na região do círculo polar ártico. É a maior espécie de ursos que vive em locais com baixa temperatura e é considerado o maior carnívoro da terra.

Vivem tanto mar quanto em terra firme mas são considerado mamíferos marinhos por este ser seu ambiente primário.

 

Características

Uma das características principais dos ursos-polares é sua pelagem farta desprovidas de pigmentação. Essa é uma adaptação da espécie para que seja possível a camuflagem na neve. O que muitos não sabe, é que a sua pele é preta, auxiliando na absorção de calor.

 

Urso-polar. Foto: baianosnopolonorte.com

 

Os ursos-polares normalmente vivem em locais onde as águas são cobertas por gelo. No calor, quando esse gelo é derretido, eles migram, buscando novos locais onde o gelo ainda esteja presente. Os ursos-polares possuiem uma camada espessa de gordura e pelo, permitindo que suportem as águas geladas em que vivem, além de ajudar no controle da temperatura corporal.

Um macho adulto pode pesar até 800 kg e medir 2,50 metros (ereto) e a fêmea, pode medir até 2 metros com peso de até 300 kg. 

Esses grandões são considerados ótimos nadadores, atingindo uma velocidade média de natação de 10 km/h. Eles se alimentam basicamente de mamíferos marinhos, principalmente focas, preferindo viver em ambientes onde o gelo encontra a água, por facilitar sua caçada.

 

O urso-polar é um animal carnívoro
Urso-polar se alimentando. Foto: Brasilescola.uol

 

Na maior parte do tempo é um animal solitário, vivendo de forma coletiva somente no período reprodutivo. Geralmente, os ursos-polares dão luz a gêmeos, após um período de gestação que dura de 195 a 265 dias. Os filhotes que nascem cegos no interior de tocas, ficam cerca de três meses escondidinhos por ali até estarem prontos para explorar o mundo. Os cuidados maternos permanecem por aproximadamente dois anos e os ursos-polares vivem em média 25 anos.

 

Os filhotes do urso-polar nascem em tocas
Filhote de urso-polar em sua tocas Foto: brasilescola.uol

 

Quer ver um urso-polar em seu habitat natural? Vá para Churchill, a capital dos ursos polares

A cidade de Churchill na província de Manitoba é conhecida como a capital do urso polar. Quando o gelo que cobre o mar derrete, o urso polar vai para o continente e ali permanece até que o mar congele novamente.

Em julho, eles começam a aparecer na região de Churchill, que fica na Baía de Hudson. No fim de outubro até o novembro tem seu pico de avistamento, fazendo a alegria dos turistas. 

Churchill é, sem dúvida, o lugar mais procurado para se avistar ursos polares em seu habitat natural.  Durante a temporada de ursos, que dura cerca de 6 semanas, mais de 12000 turistas passam pela cidade, que tem apenas 813 habitantes.

 

image
Churchill, Baía de Hudson. Foto: Google maps

 

Quer uma aventura mais gelada? Já sabe pra onde ir. Câmeras a postos e boas fotos! O Biofaces está ansioso pelo seu registro.

 

Texto por Fernanda Sá

 

 

 

 

Share your thoughts