Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros!

Uma vez por mês abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os parques podem te surpreender com animais, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, o que faz cada espaço um lugar único.

Esse mês vamos falar sobre o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Com uma beleza estonteante, essa maravilha natural não pode ficar fora da nossa lista. 

 

Explorar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Chapada dos Guimarães  - Férias Brasil
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Imagem: Férias Brasil.

 

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. 

Localizado na região central do Mato Grosso, a 23 km de Cuiabá, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 o ocupa uma área de 330 quilômetros quadrados do mais belo Cerrado.

Dono de uma vasta diversidade de relevos, o parque pertence a bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Umas das grandes importâncias do parque é a proteção que proporciona as cabeceiras do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal Matogrossense.

 

Características naturais 

O parque possui dezenas de cachoeiras, mirantes com vista que alcança a planície pantaneira, formações rochosas de arenito, pinturas rupestres e diversas trilhas. 

O clima tropical de altitude é alternadamente úmido e seco.

A área está localizada sobre rochas paleonesozóicas da Bacia do Paraná, formando a Chapada dos Guimarães e seu sopé é de rochas pré-cambrianas.

 

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães | Viagem e Turismo
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Imagem: Viagem e Turismo.

 

Principais atrativos

Uma das atrações mais procuradas no parque são a cachoeira do Véu de Noiva, com sua imponente queda de 86 metros; o Circuito das Cachoeiras, formado por seis quedas; e o Morro de São Jerônimo, a 836 metros de altitude e acessível por caminhada de cinco horas (só ida!). 

A Cidade de Pedra; a Casa de Pedra (uma gruta de arenito esculpida pelo córrego Independência, o Vale do Rio Claro, a Crista de Galo (vista de 360 graus dos paredões areníticos), os banhos no Poço da Anta e a flutuação ao longo do rio são outros atrativos imperdíveis no local. O que não falta é o que fazer nesse paraíso. Clique aqui para saber os detalhes dessas atrações.

 

Fauna

Como já sei que o interesse maior de vocês são os animais para fotografar, seguem algumas dicas.

Ainda existem poucos levantamentos de fauna no parque e mesmo com o baixo número de estudos, já são mais de 400 espécies de animais registrados. 

 

Gavião-tesoura (Elanoides forficatus). Foto: Marcello Magnussen- Biofaces.

 

Destacam-se 24 novas espécies de abelhas-das-orquídeas, espécies endêmicas do Cerrado como a raposinha, aves migratórias como o gavião-tesoura, o sabiá-norte-americano e espécies vulneráveis à extinção como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a jaguatirica e a onça-pintada.

 

Jaguatirica (Leopardus pardalis). Foto: Recanto Ecológico Rio da Prata Rio da Prata- Biofaces.

 

Você sabia que fotografando animais e registrando no Biofaces você contribui para a ciência e para o levantamento de fauna da região? Quem sabe você não registra uma espécie nova?

 

Como chegar?

O acesso ao parque se dá pelo km 50 da MT-251 (Rod. Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, a 13 km do Centro.

 

Ingressos

O Parque pode ser visitado durante o ano inteiro e a entrada é franca, porém, devido a Pandemia ocasionada pela COVID-19 o parque se encontra fechado.

 

Onde ficar

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães não possui alojamentos para visitantes ou pousadas e não é permitido acampar dentro dos limites do Parque.

Os visitantes podem se hospedar na cidade de Chapada dos Guimarães (campings, hotéis e pousadas) ou mesmo na cidade de Cuiabá.

 

Mochila nas costas e câmeras carregadas? Boa viagem e bons registros! Estamos esperando a sua foto aqui no Biofaces.

 

Texto por Fernanda Sá

Share your thoughts