Animais fantásticos e onde habitam: Onça-pintada

Todo mês um post novo trazendo os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo. No blog de hoje falaremos sobre um dos animais que habita o imaginário de muita gente: a onça-pintada (Panthera onca).

Quer saber mais sobre a história por trás da espécie e ver dicas de onde encontrá-la? Então divirta-se com o texto abaixo!

 

Foto: Alexandre Gualhanone- Biofaces

 

Uma das figuras da nossa fauna que mais aguça a imaginação dos brasileiros. Quem nunca ouviu um caso de onça? Seja por medo, amor ou profunda admiração, a onça com certeza já visitou os pensamentos de todos nós. E não é por menos. Sem dúvida é um dos animais mais belos e enigmáticos que existem.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre o maior felino das Américas e quais os melhores lugares para realizar o sonho de muitos amantes dos animais: Ver de perto e fotografar essa maravilhosa.

 

Foto: Gustavo Figueirôa- Biofaces

 

Características

A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como onça-preta, jaguar, jaguaretê, yaguareté, tigre, canguçu, pintada, pinima, pinima-malha-larga e pixuna é um felino que ocorre em quase todos os biomas brasileiros, com exceção do Pampa.  É o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre (Panthera tigris) e do leão (Panthera leo). Podem chegar a até 135 kg e medir até 2 m (adulto, nariz à base da cauda).

Sua característica mais marcante com certeza é a pelagem amarelo-dourada com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.

 

Foto: Kennedy Borges-Road- Biofaces

 

Hábitos

As onças-pintadas são exclusivamente carnívoras, isso quer dizer que nada de verdurinhas ou frutas para elas. Se alimentam de diferentes animais, desde de pequenos tatus e cutias a jacarés e antas. Mais de 80 espécies podem fazer parte do seu cardápio. Uma curiosidade sobre essas gigantes é que elas possuem a mordida mais poderosa entre os felinos, inclusive mais forte que a do tigre e a do leão. 

Possuem hábitos crepusculares e noturnos, predominantemente. O melhor horário para encontrar esse animais é ao anoitecer e ao amanhecer, quando eles ficam mais ativos. 

São animais de hábitos solitários, se reunindo nos períodos reprodutivos. O odor e vocalização permite que machos e fêmeas se encontrem para acasalar. As onças são sexualmente ativas durante todo o ano e cada gestação dura cerca de 3 meses e os filhotes permanecem com as mães por cerca de 14 meses. 

 

Importância ambiental

Por necessitarem de grande áreas para sobreviver e estar e serem predadoras de topo de cadeia, são consideradas espécies guarda-chuva, ou seja, é uma indicador de qualidade ambiental. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ela oferece boas condições para sua sobrevivência e para a sobrevivência de várias outras espécies. Proteger a onça-pintada é proteger todo um ecossistema no qual ela está associada.

 

Foto: NINA WENÓLI- Biofaces

 

Onde encontrar e registrar onças-pintadas.

Apesar de sua ampla distribuição no Brasil, o Pantanal é sem dúvidas um dos melhores locais para se registrar onças-pintadas. O turismo de observação, muito explorado na região, permite que os turistas tenham grande sucesso no avistamento da espécie.

 

Refúgio Ecológico Caiman – Onçafari 

Um projeto merece destaque pela excelência de seu trabalho e pela alta taxa de avistamentos que ele proporciona. O Onçafari

O Onçafari é um projeto que tem como principal base o Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal Sul de Miranda. O projeto tem como objetivo habituar onças-pintadas selvagens à presença de veículos. Com isso, os animais deixam de temer a presença dos carros possibilitando uma aproximação. 

Esses encontros emocionantes permitem que os visitantes aprendam mais sobre a espécie, conscientizando-se sobre a importância da preservação desses predadores na natureza. 

 

Porto Jofre

Outro lugar que também permite esses avistamentos é na região do Porto Jofre. Lá é possível se hospedar em diversas pousadas que oferecem passeios pelo Rio São Lourenço na região do Parque Estadual Encontro das Águas, local com a maior população de onças-pintadas do mundo. 

Para chegar ao Porto Jofre, você deve sair da cidade de Poconé – MT e atravessar 137 km da famosa estrada Transpantaneira.

Duas ótimas indicações de hospedagem são a Fazenda Jofre Velho, gerida pela organização Panthera Brasil, e no Pantanal Jaguar Camp, gerido pelo Ailton Lara. 

 

Fazenda San Francisco

Por último, mas não menos importante, indicamos também a Fazenda San Francisco em Miranda. Além da proximidade com a cidade, o lugar também promete ótimos avistamentos em um clima típico pantaneiro!

 

Foto: Geiser Trivelato- Biofaces

 

Realizar o grande sonho de ver de pertinho uma onça-pintada está mais fácil agora que você recebeu essa dica de ouro, né?

Então já agenda a sua visita e vem correndo registrar o seu encontro com a gente, no site do Biofaces.

 

Texto por Fernanda Sá

Share your thoughts