Concursos de Fotografia em 2024

Na data de hoje (08/01), comemora-se o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. Em homenagem à importância da fotografia de vida selvagem e aos mais de 7 mil fotógrafos incríveis, entre amadores e profissionais, cadastrados no Biofaces, trouxemos nesta matéria os principais concursos de fotografia que possuem categorias de natureza e que irão ocorrer em 2024, afinal, vocês têm muito potencial para participar!

Também relembramos os registros ganhadores desses concursos em anos anteriores. O conteúdo está muito bacana e inspirador, acompanhe até o final.

 

Fotografia que ficou em 2º lugar na categoria “Animal” do concurso Drone Photo Awards 2023. Foto: Martin Gregus.

 

Concursos de fotografia que acontecerão em 2024

Sony World Photography Award

O concurso Sony World Photography Award é realizado pela World Photography Organization e uma de suas quatro categorias, ainda possui inscrições abertas: categoria profissional (inscrições até 12/01/24). Dentro desta, há a categoria “Vida Selvagem e Natureza”.

 

1º lugar categoria “Vida Selvagem e Natureza” do concurso profissional da Sony World Photography Award de 2023. Foto: Corey Arnold.

 

Os prêmios do concurso são amplos – o 1º lugar geral do concurso ganhará 25 mil dólares e vários outros prêmios; já os 10 primeiros lugares de cada categoria também serão premiados com benefícios variados, o 1º lugar, por exemplo, levará um equipamento fotográfico, entre outros super prêmios (veja de forma detalhada no site). A inscrição  é gratuita e eles aceitam fotógrafos de todo o mundo, por que não tentar?! Inscreva-se aqui!

 

EARTH.ORG

O concurso Nature and Wildlife Photo Competition 2024 do EARTH.ORG também aceita a participação de pessoas de todos os países e está com inscrições abertas até 26/04/24. São duas categorias: “Vida selvagem em perigo” e “Ação climática”. O vencedor geral ganhará 500 dólares e outros prêmios e os vencedores de cada categoria receberão 250 dólares cada, entre outros benefícios. A participação também é gratuita, cadastre suas fotos aqui.

 

Foto vencedora da categoria “Vida selvagem em perigo” do concurso de 2022. Foto: Sujan Sarkar.

 

Concursos – Siena Awards

A Associação Art Photo Travel possui três concursos de fotografias, que aceitam a inscrição de fotógrafos amadores e profissionais do mundo:

  • Siena International Photo Awards“: entre suas categorias, está a “Animais em seu ambiente”. As inscrições já estão abertas, finalizando dia 09/01/24 e o envio de uma imagem é gratuito – acima disso, há taxas (3 imagens, incluindo a grátis, por 20 euros e cada imagem adicional por mais 10 euros);
Vencedora de 2023 da categoria “Animais em seu ambiente” do concurso Siena Internacional Photo Awards”. Foto: Torie Hilley.

 

  • Drone Photo Awards“: como o nome diz, esse concurso é específico para fotos de drone. Entre suas categorias, está a “Animal” e a “Natureza”, que contempla cenários naturais. Ele abrirá dia 15/02/2024 e encerrará 01/04/2024, então, atenção as datas! A taxa de inscrição é a mesma citada anteriormente.
Vencedora de 2023 da categoria “Animal” do Drone Photo Awards. Foto: Dhanu Paran.

 

  • Creative Photo Awards” – também possui a categoria “Animal”. O período de inscrição é de 01/05/24 a 15/06/2024 e a taxa idem aos anteriores.
Vencedora de 2023 da categoria “Animal” do concurso Creative Photo Awards. Foto: Lurdes Santander.

 

Aguardando novas edições

CEWE Photo Award

O CEWE Photo Award é um grande concurso de fotografia mundial aberto a todos, que celebra a beleza do nosso mundo. Inclusive, no último ano, o tema foi “Nosso mundo é lindo”. O concurso de 2024 ainda não foi divulgado, então vale a pena ficar atento à publicação de seu edital. Em 2023 foram 10 categorias, entre elas, as categorias “Natureza” e “Animal” e os prêmios foram numerosos: 1000 fotografias foram premiadas.

 

1º lugar da Categoria “Natureza”, do CEWE Photo Award – Foto de Christian Bovians.

 

O 1º lugar geral foi premiado com uma viagem única de sua escolha, avaliada em 15.000 euros, equipamentos fotográficos no valor de 7.500 euros e produtos fotográficos CEWE no valor de 2.500 euros.

Cada um dos outros nove vencedores de categorias receberam um equipamento fotográfico no valor de 5.000 euros e 2.500 euros de produtos fotográficos da CEWE. Já ganhadores secundários (do 11º ao 30º lugar) ganharam 2500 euros em equipamentos de fotografia e 1000 euros em vouchers CEWE e por fim do 31º ao 1000º  lugar, um voucher no valor de 100 euros, resgatável em quaisquer produtos CEWE. Demais né?

 

1º lugar da categoria “Animais”, do CEWE Photo Award –  Foto de Claudia Rass.

 

Close-up Photographer of the Year (CUPOTY)

O concurso CUPOTY tem como foco, fotos close-up (fotos de perto), macro e microfotografias, de quaisquer fotógrafos de todo o mundo. A edição de 2024 ainda não foi aberta, mas como base, a de 2023 contou com diversas categorias, como animais, insetos, invertebrados, borboletas, plantas, subaquáticos, fungos, micro e jovens (para menores de 18 anos). O vencedor recebeu 300 euros em dinheiro e foi apresentado, junto a outros finalistas, na revista Amateur Photographer. Veja uma das fotos ganhadoras do último ano:

 

Categoria Animal – CUPOTY. Por: Emanuele Biggi

 

World Nature Photography Awards

O World Nature Photography Award é um concurso global de fotografia de natureza e vida selvagem que contempla fotógrafos de todo o mundo, a partir de 18 anos de idade. Há 14 categorias: “Os animais em seu habitat; Retratos de animais; Comportamento – Anfíbios e répteis; Comportamento – Aves; Comportamento  – Invertebrados; Comportamento – Mamíferos; Plantas e fungos; Vida selvagem urbana; Paisagens e ambientes do planeta Terra; Subaquático; Preto e branco; Arte da natureza; Fotojornalismo da natureza e As pessoas e a natureza”.

 

Vencedora da categoria “Retrato de animais” da edição de 2022 do World Nature Photography Award. Foto: Jens Cullmann.

 

Os vencedores da edição de 2023 serão divulgados em fevereiro de 2024 e ainda não há edital aberto para o presente ano. Fique de olho no concurso em sua página inicial.

 

Vencedora da categoria “Comportamento – mamíferos” da edição de 2022 do World Nature Photography Award. Foto: Hidetoshi Ogata.

 

Wildlife Photographer of the Year

Outro concurso renomado de fotografia de vida selvagem é o Wildlife Photographer of the Year. Entre os prêmios, está a exposição da sua imagem no Museu de História Natural de Londres. Um sonho! As inscrições para o concurso de 2024 ainda não abriram.

 

Uma das vencedoras de 2023 do Wildlife Photographer of the Year. Foto: Laurent Ballesta

 

Em 2023, havia 13 categorias de fotos únicas, entre elas: “animais em seus ambientes; comportamento – anfíbios e répteis; aves; invertebrados; mamíferos e oceano” e 3 categorias de fotos múltiplas e a taxa para participar foi de 30 libras. Acompanhe o site do concurso.

 

Muitas oportunidades maravilhosas! Agora que você já conhece e sabe como participar de alguns dos maiores concursos de fotografia de 2024, que tal dar uma chance aos seus registros e participar de uma ou mais competições?! Estamos torcendo por vocês. Compartilhe essa matéria com seu amigo fotógrafo!

 

Texto por: Jéssica Amaral Lara

Revisado por: Juliana Cuoco Badari

Share your thoughts