Desmentindo mitos sobre baleias

As baleias são animais magníficos, que vivem longe dos nossos olhos e, por isso, acabam sendo vítimas da desinformação. Elas são vitais para um ecossistema marinho saudável e, por isso, é tão importante desmentir todos os mitos sobre estes animais. Será que você ainda tem dúvida sobre algum deles? Vem com a gente descobrir no blog de hoje! 

 

Foto: Todd Cravens – Unsplash

 

Baleias possuem pelos

Todos os mamíferos possuem pelos em algum momento da vida e as baleias não são exceção. Algumas espécies de baleias possuem uma espécie de bigode quando nascem que logo desaparecem. 

Uma exceção é a baleia-jubarte. Elas possuem protuberâncias em sua cabeça e nadadeiras que podem ser confundidas com cracas, mas, na realidade, se tratam de folículos capilares. Esses folículos são mantidos por toda a vida e, alguns adultos, ainda têm pelos crescendo neles. Como são conectados a nervos sensitivos, alguns cientistas especulam que possam ser órgãos sensoriais. Outros acreditam que eles possam auxiliar na hidrodinâmica do animal. Já foi demonstrado que essas estruturas auxiliam na diminuição da resistência com água, o que pode explicar como um animal de 30 toneladas é capaz de fazer tantas acrobacias.

 

Foto: Liliane Lodi – Biofaces

 

Baleias não respiram debaixo d’água

As baleias são mamíferos e, diferente dos peixes, não conseguem aproveitar o oxigênio dissolvido na água. Os peixes possuem guelras, enquanto as baleias possuem pulmões. Por isso, elas precisam ir à superfície toda vez que precisam de ar.

Apesar de respirar na superfície, as baleias ainda vivem a maior parte de sua vida debaixo d’água, comendo e até dormindo. Como?

Isso só é possível porque as baleias possuem uma alta concentração de mioglobina no sangue, uma proteínas como a capacidade de armazenar e transportar oxigênio. Devido a isso, conseguem prender a respiração por até uma hora. Comparando com outros animais, como o golfinho, que prendem a respiração por uma média de apenas 3 a 5 minutos. é possível ver a magnitude da sua capacidade.

As baleias têm um sistema respiratório muito eficiente, seus pulmões aproveitam o máximo de oxigênio obtido a cada inspiração. Para se ter uma ideia, os humanos absorvem uma média de 5% do oxigênio em uma inspiração. Já as baleias podem aproveitar cerca de 90% do oxigênio respirado.

Além disso, elas possuem uma espécie de controle consciente sobre sua respiração e batimentos cardíacos. Elas são capazes de regular a frequência cardíaca e orientar o sangue oxigenado para áreas com maior necessidade, chegando até a “desligar” alguns órgãos por certo tempo. Essa habilidade, em combinação com a respiração sempre voluntária, permite que elas também durmam debaixo d’água.

 

Baleias não expelem água de seus espiráculos

As baleias possuem uma espécie de narina, o espiráculo, no alto de sua cabeça. Enquanto os humanos respiram pelas narinas e boca, elas inspiram e expiram apenas através de seus espiráculos.

Apesar de parecer muito que elas estão expelindo água quando saem da água, o que acontece é que, como animais de sangue quente, quando o ar sai dos pulmões da baleias e encontra o ar frio da superfície, ele se condensa, saindo uma “fumaça”, assim como acontece com os humanos em dias frios. Essa “fumaça” se junta às gotículas de água que permanecem no espiráculo ao sair da água, e fortalecem a ilusão.

 

Foto: Leonardo Merçon – Biofaces

 

Esse é um mito muito prejudicial, pois já levaram animais à morte. Pessoa bem intencionadas, ao encontrar animais encalhados, derramaram água no espiráculo de baleias, por acreditarem que ela respirava água por ali. O que, infelizmente, leva esses animais a óbito.

 

Baleias não conseguem engolir humanos (exceto uma)

A maioria das baleias não é capaz de engolir pessoas. Apesar de suas bocas gigantescas, a garganta da maioria das baleias não é capaz de se estender o bastante para engolir uma pessoa inteira. Por exemplo, a baleia-jubarte possui uma boca que chega até 3 metros, mas sua garganta pode se estender apenas até cerca de 40 centímetros. 

 

Foto: Mike Doherty – Unsplash

 

Existe apenas uma exceção conhecida, que na verdade nem mesmo é uma baleia: o cachalote.  Por possui dentes o cachalote pertence ao grupo dos Odontoceti, mesma subordem dos golfinhos. Esses animais de cerca de 20 metros, são os únicos com esôfagos grandes o bastante para a passagem de uma pessoa. Inclusive, já foram encontradas lulas gigantes em seu estômago, animais com um tamanho de 14 metros!

Mas, apesar de ser fisicamente possível, é um evento muito improvável. O cachalote costuma viver em alto mar, passando a maior parte de seu tempo em grandes profundidades de mais de 3 mil metros.

Apesar das chances praticamente impossíveis de ser engolido por uma “baleia”, é importante respeitar seu espaço ao observá-las, existindo inclusive normas de avistamento.

 

Foto: Liliane Lodi – Biofaces

 

E aí, havia algum desses mitos que você acreditava? Que tal compartilhar e ajudar a combater a desinformação sobre esses animais maravilhosos? Contamos com você!

 

Texto por Lidiane Nishimoto

Revisado por Fernanda Sá

Share your thoughts