Loading posts...
  • Animais fantásticos e onde habitam: Aves-do-paraíso

    Diretamente da ilha de Nova Guiné e outras ao redor, vive uma das famílias das aves mais exuberantes do planeta: as aves-do-paraíso. Cores chamativas, penas adornadas, comportamentos surpreendentes e muito mais, vem conferir! Todo mês o Biofaces traz um post novo com os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo, e hoje trazemos vários fatos curiosos sobre essas criaturas tão peculiares.    …

  • A curiosa vida dos Besouros-serra-pau

    Hoje trouxemos uma proposta diferente para o nosso blog, vamos falar um pouquinho sobre a última espécie adicionada à plataforma. Essa funcionalidade pode ser encontrada ao lado direito da tela, junto com o quadro do número de espécies registradas no Biofaces. Até ontem, dia 10 de Dezembro de 2021, tínhamos uma espécie que inspirou o texto de hoje. Representante de uma das maiores famílias de besouros, comumente chamados de serra-pau,…

  • Dia Internacional do Guepardo: Conheça mais sobre o felino mais rápido do mundo

    Hoje, dia 04 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Guepardo. Reconhecido mundialmente como o mamífero terrestre mais veloz, o que poucos sabem é que o guepardo é também o grande felino mais ameaçado da África. Com isso em mente, a data de hoje foi criada para conscientizar sobre a importância de proteger esses animais. Todo mês o Biofaces traz um post novo com os melhores lugares para observar…

  • Dia do Tamanduá – conheça mais sobre eles

    Hoje, dia 19 de novembro, é comemorado o Dia do Tamanduá. A data foi criada em 2014 por organizações não governamentais que atuam na conservação destes animais, o Instituto Tamanduá e o Instituto Jurumi. É um evento anual para renovar a nossa consciência em relação aos tamanduás e os desafios que as suas espécies enfrentam para sobreviver na natureza. Que tal aproveitar o dia para descobrir mais sobre os tamanduás?…

  • Conheça os Big Five do Pantanal

    Hoje é Dia do Pantanal, a maior área úmida continental do planeta. Com uma área de mais de 60 milhões de hectares, sendo a maior parte em território brasileiro, o Pantanal é um refúgio da biodiversidade. Com tanta pluralidade, o bioma brasileiro tem seus próprios “Big Five”, assim como as cinco estrelas dos safáris africanos. Antes usado por caçadores para se referirem aos animais mais cobiçados da África, hoje “Big…

  • Dia Mundial do Lêmure: 9 curiosidades sobre os lêmures

    Hoje, dia 29 de outubro de 2021, é comemorado o Dia Mundial do Lêmure. Na última sexta-feira deste mês, lembramos da urgência em conservar esses animais incríveis.  Para comemorar esta data, hoje o Biofaces traz 9 curiosidades sobre esses animais fascinantes. Vem aprender um pouco mais sobre eles com a gente!   Lêmures são nativos de apenas um lugar Ao lado da costa de Moçambique, encontra-se Madagascar, o único habitat…

  • Desmentindo mitos sobre baleias

    As baleias são animais magníficos, que vivem longe dos nossos olhos e, por isso, acabam sendo vítimas da desinformação. Elas são vitais para um ecossistema marinho saudável e, por isso, é tão importante desmentir todos os mitos sobre estes animais. Será que você ainda tem dúvida sobre algum deles? Vem com a gente descobrir no blog de hoje!      Baleias possuem pelos Todos os mamíferos possuem pelos em algum…

  • Camelos: uma história de adaptação

    Ao pensarmos em camelos, automaticamente associamos estes animais aos desertos. Eles possuem um conjunto de características únicas que possibilitam sua sobrevivência em um ambiente tão hostil. Mas, e se eu te falar que os camelos se originaram em um ambiente completamente diferente, você acredita? Ficou curioso? Então vem acompanhar o blog de hoje para descobrir mais!     Características Os camelos como conhecemos hoje fazem parte do gênero Camelus, com…

  • Aranhas-caranguejeiras: os Artrópodes Gigantescos

    As aranhas-caranguejeiras, famosas pela sua aparência peluda e seu grande porte, são o tema do nosso blog de hoje. Em um primeiro momento, podem parecer assustadoras, mas se tratam de animais fascinantes.      Também conhecidas como tarântulas, as as aranhas-caranguejeiras são distribuídas por todos os continentes, com exceção da Antártida. As mais famosas pertencem à família Theraphosidae, que contém cerca de mil espécies. O Brasil possui a maior biodiversidade…

  • Lista: Conheça as 8 espécies de ursos do mundo

    Vocês sabem quantas espécies de ursos existem no mundo? Os ursos são mamíferos que fazem parte da família Ursidae. Essa família engloba oito espécies que estão distribuídas em quase todo o planeta. Hoje vamos falar sobre cada uma dessas 8 espécies que encantam os amantes da fofofauna.   Ursos-malaios ou ursos do sol (Helarctos malayanus)  Onde habitam: Malásia, Tailândia, Vietnã ou Bornéu Peso: Os machos pesam entre 30 e 70…