Dia da Onça-pintada: confira 10 registros incríveis

Hoje, dia 29 de novembro, é celebrado o Dia Nacional e Internacional da Onça-pintada. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância e as ameaças que a espécie enfrenta, a data busca encorajar práticas que garantam sua conservação.

A onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. Predadora de topo de cadeia, tem um papel essencial no ecossistema, fazendo controle populacional de suas presas. A onça-pintada é também uma espécie guarda-chuva: ela precisa de uma grande área preservada para viver, assim, beneficia outras espécies com a mesma área de ocorrência nos esforços pela sua conservação.

Atualmente, podemos encontrar onças-pintadas desde o México até o norte da Argentina. No Brasil, ela ainda pode ser encontrada em quase todos os biomas, com exceção do Pampa. É em nosso país que existe a maior população de onças-pintadas do mundo, sendo a principal referência na conservação e sobrevivência da espécie em longo prazo.

Com tamanha área de ocorrência, não é surpresa que o Biofaces conte com tantos registros dessa espécie fantástica. E hoje, para celebrar o Dia da Onça-pintada, nossa equipe fez uma seleção de registros que se destacam dentro da nossa plataforma. Vem conferir!

1. Onça-pintada

Foto: Expedicionários Fotografia e Natureza – Biofaces

Esse registro foi a primeira imagem em alta definição de uma onça-pintada na Mata Atlântica do Espírito Santo, região em que se encontra criticamente ameaçada.

 

2. Predação

Foto: Leonardo Avelino Duarte – Biofaces

Essa fotografia fera mostra uma onça-pintada abatendo um jacaré-do-pantanal (Yacare caiman) como presa. Exceção entre os grandes felinos, as onças-pintadas costumam morder o crânio, e não a garganta, das presas, podendo perfurar o cérebro e causar morte instantânea.

 

3. Onça-pintada e filhote

Foto: Norton Santos – Biofaces

Nesse registro podemos ver uma mãe com seu filhote. Os filhotes costumam permanecer com a mãe, que cuida deles sozinha, até por volta dos seus 17 meses de idade, quando começam a buscar pelo seu próprio território.

 

4. Onça-pintada/Jaguar

Foto: Edir Alves – Biofaces

As onças-pintadas não possuem um período reprodutivo delimitado, podendo acasalar durante o ano todo. Apenas nessas épocas os machos se aproximam das fêmeas. As cópulas são rápidas, durando apenas segundos, se repetindo diversas vezes ao longo do dia, sendo mais intensas e frequentes durante as horas de temperaturas mais amenas.

 

5. Onça-pintada melânica

Foto: Kennedy Borges-Road – Biofaces

Esse registro fantástico se trata de uma onça-pintada melânica! No caso das onças, esta coloração escura é causada por uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina em seu organismo, uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos. Por este motivo, os animais de pelos escuros são chamados de melânicos. Curiosamente, essa característica é dominante nas onças, mas ocorre em frequência menor que a coloração pintada, sendo raros os encontros com as onças melânicas.

 

6. Onça-pintada

Foto: Bjorn-Einar Nilsen – Biofaces

 

7. Jaguar – Panthera onca

Foto: Rafael Hoogesteijn – Biofaces

 

8. O olhar da Fera

Foto: Onçafari Association – Biofaces

Caçadoras noturnas, as onças-pintadas possuem olhos que “brilham no escuro”. Comum entre muitos animais, seus olhos possuem uma membrana chamada tapetum lucidum. Ela funciona como um espelho e reflete a luz de volta para a camada fotorreceptora, fornecendo uma segunda oportunidade para a imagem ser captada.

 

9. Hora da onça beber água

Foto: Gustavo Figueirôa – Biofaces

 

10. Onça-pintada e filhotes

Foto: Norton Santos – Biofaces

Esses registros e muito mais você pode conferir na nossa plataforma! E claro, continuem contribuindo!

 

Texto por Lidiane Nishimoto

Revisado por Jéssica Amaral Lara

1 Comment

Join the discussion and tell us your opinion.

Francisco de Assis Teixeira Galhenoreply
2 de dezembro de 2021 at 20:01

Muito bom saber que a onça pintada tem seu dia.

Leave a reply