Dia mundial dos papagaios- Papagaios diferentões do mundo
Hoje, dia 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial dos Papagaios. A data foi idealizada pela organização World Parrot Trust e tem como objetivo conscientizar e alertar a população sobre a importância da conservação de grupo de aves tão distinto e carismático.
Já que ano passado nós já falamos aqui no Biofaces sobre as espécies de papagaios que ocorrem no Brasil (confere o blog aqui), que tal agora falarmos dos papagaios mais diferentões que encontramos pelo mundo afora?
Existem cerca de 372 espécies diferentes de papagaios em todo o mundo. Os papagaios são uma das aves mais impressionantes, coloridas e inteligentes existentes. Eles podem imitar vozes humanas e algumas espécies de papagaios podem viver por mais de 80 anos!
Esse fato que era pra ser tão legal, fez os bichinhos se darem mal. Por essa inteligência exacerbada e pelo fato de serem animais facilmente humanizados, ou seja, animais que aprendem a ser dóceis e aceitar a companhia dos humanos, criou-se uma cultura mundial de criação de papagaios como animais de estimação. Resultado: É um grupo de aves extremamente traficadas, fazendo com que várias espécies estejam hoje ameaçadas de extinção.
Mas vamos da beleza e peculiaridades dessas aves no mundo?
Se preparem que vem bicho bonito… Outros um tanto quanto exóticos, hehehe.
Selecionei 5 bichos pra gente começar a brincar, o resto vocês colocam nos comentários, combinado?
1.Cacatua Gang-Gang (Callocephalon fimbriatum)
Status de conservação: Vulnerável
Essa máscara vermelha e esse topete são ou não são de tirar o folego?
Ninguém duvida se falar que é uma ave da Austrália, né. Essas aves são principalmente cinza-ardósia, com os machos facilmente identificados por sua cabeça escarlate e crista rala, enquanto as fêmeas têm cabeça e crista cinza e penas com bordas rosa salmão na barriga. Seu comprimento varia de 32 a 37 cm, com envergadura de 62 a 76 cm.
2. Cacatua Rosa (Lophochroa leadbeateri)
Status de conservação: Vulnerável
Quem resiste a esse charme cor de rosa? Eita Austrália, você sabe fazer bicho bonito em?
Uma cacatua inconfundível restrita a áreas áridas e semi-áridas do interior, a Cacatua Rosa, ou Cacatua do Major Mitchell é a única cacatua australiana que é rosa salmão abaixo e branca acima. Sua característica mais marcante é sua grande crista de ponta branca, com faixas vermelhas e douradas.
3.Papagaio-careca (Pyrilia aurantiocephala)
Status de conservação: Quase ameaçada
Vamos dizer apenas que esse papagaio é bem peculiar. Já viram um papagaio adulto sem penas na cabeça? Tá aí. O papagaio-careca.
Medindo 23 centímetros, esta espécie apresenta a cabeça seminua, com pele de cor alaranjada e recobertas de penas esparsas negras, amarelas ou esbranquiçadas.
O mais legal é que é do Brasil. Endêmico da nossa querida floresta amazônica e com pouquíssimos estudos e registros sobre ele.
4. Papagaio-drácula (Psittrichas fulgidus)
Status de conservação: Vulnerável
Pensa num bicho diferente e gótico. Pensou? Tá ai o resultado, aposto.
O papagaio-drácula é um papagaio grande com aproximadamente 46 cm de comprimento. Sua plumagem preta e vermelha bem características de fantasias de vampiros são asas a imaginação das pessoas. Comparado com a maioria dos outros papagaios, ele tem uma cabeça anormalmente pequena, em parte devido à pele facial negra e nua e ao bico relativamente longo e em forma de gancho. Este perfil semelhante a um abutre também contribui para a escolha de seu nome popular.
Onde ele ocorre? Transilvânia, claro. Mentira. Nova Guine mesmo, hehehe.
5. Papagaio-de-são-Vicente (Amazona guildingii)
Status de conservação: Vulnerável.
Olha a coloração desse carinha. A plumagem do Papagaio-de-são-vicente é altamente variável, praticamente sem dois pássaros semelhantes.
Endêmico da ilha de St. Vincent no Mar do Caribe, é uma das espécies de papagaios mais raras e magníficas do planeta. Tem tanta cor que fica até difícil descrever.
Os impactos que os humanos causaram na sua ilha de origem desde a colonização reduziram muito a sua população e agora pesquisadores tentam reverter esse quadro.
E ai? Qual desses gostou mais? Conhece algum papagaio que considera bem diferente e que eu não citei aqui? Coloca aí nos comentários.