Dia Mundial dos Ursos: Descubra mais sobre o Urso Panda

Hoje é Dia Mundial dos Ursos e, para celebrar essa data, resolvemos falar sobre um dos ursos mais carismáticos: o urso-panda! Com sua característica pelagem preta e branca, os pandas são um símbolo de espécies vulneráveis.

 

Foto: WWF

 

Todo mês o Biofaces traz um post novo com os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo, e hoje trazemos várias curiosidades sobre esses animais tão raros de encontrar.

 

O panda-gigante

Foto: J. Patrick Fischer – Wikimedia Commons

 

O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) tem um corpo típico de urso, mas se distingue dos demais por sua pelagem. Possui pêlo preto nas ao redor dos olhos, nas orelhas, focinho, pernas e ombros. O resto de sua pelagem é branca. Embora não se saiba o motivo desse padrão de cores incomum, é especulado que seja uma camuflagem eficaz em seu habitat natural. O pêlo branco é ideal para ajudá-lo a se esconder em ambientes nevados. Já sua pelagem preta ajuda-o a se esconder nas sombras.

 

Foto: Cimberley – Pixabay

 

De tamanho avantajado, eles atingem entre 1,2 e 1,8 metros de comprimento. Os machos são maiores que as fêmeas, pesando cerca de 115 kg, enquanto as fêmeas raramente atingem os 105 kg.

Habitante das florestas de bambu há milhares de anos, o panda-gigante é altamente especializado a esse ambiente. Sua pelagem grossa o mantém aquecido nas províncias nevadas da China. Seus dentes e músculos da mandíbula esmagam com facilidade os resistentes bambus. Seu punho possui um osso estendido que auxilia o ato de manusear alimentos.

 

Foto: Sharon Fisher – WWF

 

Hábitos

Com um sistema digestivo mais similar ao de um animal carnívoro do que herbívoro, os hábitos alimentares do panda também se destacam entre os ursos. Cerca de 99% de sua dieta é composta por bambus, mas também pode se alimentar de pequenos animais, ovos e outros vegetais.

 

Foto: PIXNIO

 

Com esta dieta “incompatível” com seu sistema digestivo, sua digestão acaba por não ser tão eficaz. A maior parte do alimento consumido passa direto, chegando a defecar 40 vezes por dia! Para compensar, o panda consome uma grande quantidade grande de alimento por dia, cerca de 10 a 16 horas por dia. O resto do seu tempo é gasto principalmente dormindo e descansando.

 

Relações sociais

Esses animais são solitários. Eles não apresentam características tradicionais que comunicam sinais visuais. Seus rostos são inexpressivos, as caudas são curtas, as orelhas não são flexíveis para se mover. Acredita-se que, por causa de seu ambiente natural denso que obstrui uma visão direta, os pandas não desenvolveram características visuais de comunicação.

 

Foto: Bernard De Wetter – WWF

 

Sendo assim, a maior parte de sua comunicação é feita por meio de marcações olfativas. Eles marcam seu território esfregando secreções ou urinando em troncos de árvores, rochas ou no chão, geralmente ao longo de caminhos que costumam trilhar. As marcações de cheiro alertam os pandas-gigantes nas proximidades uns dos outros. Além disso, esses animais ocasionalmente vocalizam, especialmente em épocas de acasalamento.

 

Onde encontrar

Os pandas-gigantes vivem em florestas temperadas montanhosas com densos bambuzais, em altitudes entre 1.200 e 4.100 metros. Nesse ambiente, são comuns chuvas torrenciais, alta umidade e neblina densa.

Atualmente, vivem em algumas cadeias de montanhas isoladas no centro-sul da China, nas províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu. Eles já viveram em áreas de planície, mas a agricultura, a derrubada de florestas e o avanço humano agora confinam esses gigantes às montanhas.

Sua distribuição atual consiste em seis áreas montanhosas isoladas, sendo Minshan, Qinling, Qionglai, Liangshan, Daxiangling, e Xiaoxiang. Existem, também, reservas naturais que recebem visitas de turistas. Desse modo, você pode conhecer esses animais fantásticos enquanto apoia esforços de conservação. São eles a Base de Dujiangyan, o Centro Gengda do Panda-gigante e a Base de Bifengxia.

 

Foto: Smithsonian’s National Zoo

 

E agora, sabendo de todas essas curiosidades e onde encontrar essas criaturas incríveis, que tal marcar a próxima viagem? Nossa plataforma está em busca de registros, que tal colaborar?

 

Texto por Lidiane Nishimoto

Revisado por Jéssica Amaral Lara

Share your thoughts