Parques do Mundo: conheça os melhores parques para observação de Gorilas

Todo mês, o Biofaces aborda um Parque Nacional do mundo, ambientes singulares, ricos em biodiversidade e logo, ótimos para fotografar a vida selvagem. Neste mês, em homenagem ao Dia dos Gorilas (24/09), iremos falar sobre os melhores parques para observação dos maiores primatas do mundo!.

Os gorilas vivem somente nas florestas tropicais da África. Apesar do seu tamanho corporal e do tamanho de seus caninos, que servem apenas como forma de defesa, eles são 100% herbívoros.

São animais de hábitos sociais e diurnos, cada grupo possui um macho dominante que fica responsável pela proteção e procura de alimento. Para saber mais, clica aqui para conhecer o comportamento, características e hábitos dos gorilas.

Agora, fique até o final para saber os melhores lugares para fotografar estes animais maravilhosos. 

 

Uganda

Parque Nacional Mgahinga Gorilla 

Este Parque, como o próprio nome diz, abriga grande parte das populações de gorilas-das-montanhas. Com apenas  33,7 km² de extensão, é o menor parque do país. 

 

Parque Nacional Mgahinga Gorilla / Foto via site oficial do Mgahinga National Park

Mgahinga possui fronteiras com Ruanda e a República Democrática do Congo, então é importante saber que a população de gorila-das-montanhas circula pelos 3 países, ou seja, não se encontram neste Parque o ano todo. Porém, existe um único grupo que está frequentemente habitando o Parque, chamados de Nyakagezi.

A paisagem é maravilhosa, repleta de vulcões e rica em biodiversidade.

 

Parque Nacional Impenetrável de Bwindi

Apesar do Parque Nacional Mgahinga Gorilla ser mais comum, o Parque Nacional Impenetrável de Bwindi também é uma ótima opção para avistar gorilas, fica localizado a cerca de 48,2 km ao norte de Mgahinga e possui uma extensão de 331 km².

 

Parque Nacional Impenetrável de Bwindi / Foto: Manuela Matos

 

É uma área protegida, onde reside metade da população de gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) restante no mundo, sendo encontrado cerca de 400 indivíduos.

 

Gorila-das-montanhas no Parque Impenetrável de Bwindi / Foto: Leandro Rezende – Biofaces

 

O passeio é conhecido como Gorilla Habituation que é realizado por guardas florestais especializados, assim ele leva o grupo a 1 das 11 famílias de gorilas, que possuem cerca de 160 indivíduos. 

Neste passeio, pode-se observar a habituação dos primatas com a presença humana, assim, não há estresse. Esta habituação foi realizada, tanto para monitorar a espécie quanto para o ecoturismo. 

É uma caminhada de 4 horas até a parte sul do Parque, e pode ser feita em qualquer época do ano, porém é  mais recomendado realizar na estação chuvosa, porque há uma menor quantidade de pessoas interessadas no passeio e os primatas estão igualmente presentes. 

Ambos os Parques Nacionais, são Patrimônios Mundiais pela UNESCO, sendo ambos importantíssimos para a humanidade e a biodiversidade.

 

 

Rwanda

Parque Nacional dos Vulcões

Um dos Parques mais famosos para avistar gorilas é o Parque Nacional dos Vulcões. Com sua área de 160 km², fica localizado a noroeste do país e abriga uma grande população de gorilas, com 178 indivíduos divididos em 10 grupos, variando de 11 a 33 gorilas por família. 

 

Parque Nacional dos Vulcões / Foto via QTravel Experience

 

Assim como no Parque Nacional Impenetrável de Bwindi, neste Parque também ocorre a habituação dos gorilas com a presença humana. 

Foi neste Parque, que a primatóloga mais conhecida pelo estudo destes animais, Dian Fossey, ficou por anos estudando e assim, conseguiu o reconhecimento da importância da conservação dos gorilas. 

Por isso, o legal é que além do lugar apresentar uma enorme biodiversidade, também há uma enorme história da pesquisa com estes primatas, não é à toa que é um dos Parques mais famosos, não é?!

 

Gorilas no Parque Nacional dos Vulcões / Foto: Ingo Arndt – National Geographic

 

O trekking com os gorilas acontece o ano todo, já que os guardas florestais realizam o acompanhamento da população desses primatas o tempo todo. 

Mas como toda floresta tropical, na época de seca, que ocorre de dezembro a fevereiro e de junho a setembro, a caminhada é mais fácil. 

Porém, assim como em Uganda, a época chuvosa atrai menos turistas e é também, uma época fácil de avistamento. E claro, se optar pela estação chuvosa, não se esqueça de levar o equipamento adequado. 

 

Congo

Parque Nacional Odzala-Kokoua

A floresta densa deste Parque Nacional abriga, além dos gorilas, os elefantes africanos e uma das maiores diversidades de primatas que cobre todo o continente e ainda apresenta uma grande extensão de 13.500 km². 

 

Parque Nacional Odzala-Kokoua / Foto: Congo Conservation Company

 

Este é um dos Parques Nacionais mais antigos da África e foi designado como um Reserva da Biosfera em 1935, além disso, a floresta do Congo, onde se encontra o Parque, é a segunda maior floresta tropical do mundo, ficando somente atrás da Amazônia. Podemos ver o tamanho de sua importância, não é?

 

Filhote de Gorila dentro do Parque Nacional / Foto: Rhino Africa

 

O Parque apresenta pântanos que ficam alagados durante a estação chuvosa e o clima é quente e abafado, por isso é necessário estar preparado. 

Mas, o recomendado para a avistagem dos gorilas é na época de seca, assim há a maior chance de vê-los nas planícies se alimentando de frutos.

Por possuir grande biodiversidade, o local apresenta outros programas de avistagem de vida selvagem em conjunto à observação dos gorilas, já que existem espécies raras que vivem dentro do território, assim, recomenda-se ficar cerca de 1 semana para que o passeio possa ser completo e muito rico. 

 

República Democrática do Congo (R. D. do Congo)

Parque Nacional de Virunga

O nome do Parque se refere aos vulcões cobertos por floresta tropical que são encontrados nas fronteiras de seu território, além disso, o Parque possui uma área de 7.769 km² e também é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO

 

Parque Nacional de Virunga / Foto: Site Virunga National Park

 

Aqui, existem cerca de 100 indivíduos de gorila-das-montanhas e se encontram, em média, 8 grupos destes primatas com o maior grupo com 26 membros.

 

Gorilla beringei / Foto: Márcio Lisa – Biofaces

 

Assim como os outros Parques, a avistagem ocorre o ano todo, sendo mais procurada na estação de seca.

O país passou por anos de guerra e, hoje, está encontrando no turismo, uma forma de se recuperar e construir uma boa infraestrutura para isso.

 

COVID-19 em Gorilas

A pandemia do COVID-19 afeta e afetou milhares de pessoas ao redor do mundo, hoje, graças à vacinação, a maior parte da população pode voltar a viver com mais tranquilidade. 

Porém, infelizmente, não é só humanos que podem contrair a doença e já se foi provado que alguns animais podem se contaminar pelo vírus, inclusive os gorilas. Muitos gorilas selvagens foram infectados através dos seres humanos por não respeitarem os protocolos ideais de distanciamento social, aproximando-se muito dos animais, além de não usarem a máscara durante o passeio. 

Estes primatas estão ameaçados de extinção, por isso todo cuidado é pouco na hora de realizar o turismo de observação.

 

Turismo de Observação

O turismo de observação e um ecoturismo de qualidade auxilia, e muito, diversos projetos de conservação destes animais que estão extremamente ameaçados, além de ajudar a comunidade local. 

Todos os parques apresentados realizam pesquisa científica e monitoramento das espécies de gorilas, mas também de outras que estão ameaçadas.

 

Eu coloquei todos na minha lista de desejos… E vocês? 

 

Texto por Giovanna Leite 

Revisado por Jéssica Amaral Lara

Share your thoughts