Parques do Mundo: Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena (e caño cristales)

Todo mês, o Biofaces aborda um Parque Nacional do mundo, ambientes singulares, ricos em biodiversidade e logo, ótimos para fotografar a vida selvagem. Hoje vamos falar sobre um dos parques localizados na Colômbia, país megabiodiverso que abriga o maior número de espécies de aves do planeta!

Mais especificamente, sobre o Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena, área colombiana protegida que é conhecida por sua incrível biodiversidade e também, por sua beleza natural, principalmente pelo Cãno Cristales: um rio que tem as cores de um arco-íris.

 

Parque Nacional Natural Sierra de la Macarena. Foto: Shutterstock via colombia.com

 

Colômbia – país megabiodiverso

A Colômbia abriga cerca de 10% de toda a biodiversidade do planeta, sendo considerada um país megabiodiverso! É o país com a maior biodiversidade de aves e de orquídeas do mundo e o segundo país com o maior número de espécies de plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.

A sua riqueza de recursos aquáticos associada à riqueza de ecossistemas (314 tipos diferentes), distribuídos em 5 principais áreas de ambientes naturais (andina, amazônia, pacífica, caribenha e insular), contribuem para toda essa variedade de vida.

Outro ponto positivo para a biodiversidade da Colômbia são as áreas protegidas: são 59 Parques Naturais Nacionais, que protegem, ao todo, cerca de 17 milhões de hectares.  Quantos locais e quanta vida a se conhecer, não é mesmo?!

 

Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena. Foto: lacgeo.com

 

Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena

Este Parque Nacional Natural (PNN) da Colômbia possui 620 mil hectares e abrange os municípios de Macarena, Mesetas, Vista Hermosa, San Juan de Arama e Puerto Rico. Ele está localizado no departamento de Meta, na região natural de La Orinoquía.

 

Foto: Parques Nacionales Naturales – Flickr.

 

Na área são encontrados 14 ecossistemas, sendo possível ver desde locais de savanas a ambientes de florestas inundáveis. Falando em florestas, elas ocupam 83% da área do Parque, enquanto as savanas correspondem a 4%. Com tanta diversidade de ambientes, você já pode imaginar a incrível biodiversidade encontrada lá!

 

Savana no PNN Sierra de La Macarena. Foto: Jukahogo / (CC BY-SA 4.0) via lacgeo.com/

 

Além de tudo isso, esta área também protege sítios arqueológicos das culturas indígenas que viveram ali e várias belezas cênicas, incluindo o rio caño cristales, uma atração imperdível!

 

Caño Cristales. Foto: Mario Carvajal – Canocristales.co

 

Biodiversidade

Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) no PNN Sierra de La Macarena. Foto: Carlos Alberto Arias Aristizabal – Flickr.

 

Vamos começar pela avifauna do PNN Sierra de La Macarena: ele abriga cerca de 500 espécies de aves, ou seja, cerca de 27% de toda a biodiversidade deste grupo do país. Entre elas, destacam-se a cigana (Opisthocomus hoazin); o araçari-castanho (Pteroglossus castanotis); o inhambu-de-pé-cinza (Crypturellus duidae); o maçarico-pintado (Actitis macularius); o mocho-dos-banhados (Asio flammeus) e algumas subespécies endêmicas, ou seja, que só existem na área do PNN, como o tico-tico (Zonotrichia capensis roraimae) e o tangará (Chlorospingus ophthalmicus macarenae).

 

Ciganas (Opisthocomus hoazin) no PNN Sierra de La Macarena. Foto: Carlos Alberto Arias Aristizabal – Flickr

 

Entre os mamíferos estão: macaco-prego (Cebus apella), bugio (Alouatta seniculus), ariranha (Pteronura brasiliensis), cateto (Tayassu tajucu), paca (Agouti paca), cervo de cauda branca (Odocoileus virginianus), tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla), tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla), diversos felinos – como onça pintada e parda (Panthera onca e Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis) e gato mourisco (Puma yagouaroundi) e muito mais!

 


Fotos: parquenacionalnaturallamacarena.wordpress.com

 

Já quando o assunto são os répteis, jacaré coroa (Paleosuchus trigonatus), jacaré anão (Paleosuchus palpebrosus), crocodilo do orinoco (Crocodilus intermedius) e jacaretinga (Caiman crocodilus fuscus) são alguns dos crocodilianos que podem ser avistados na Sierra de La Macarena, além de serpentes e quelônios.

 

Fotos: parquenacionalnaturallamacarena.wordpress.com

 

Isso sem pontuar a diversidade dos demais grupos: anfíbios, invertebrados e peixes (estes, destacam-se principalmente os das famílias dos pimelodídeos, caracídeos e ciclídeos).

 

Caño Cristales

Um dos principais atrativos da Sierra de La Macarena é o rio Caño Cristales, também conhecido como o rio dos deuses, o rio das sete cores, o rio arco-íris ou ainda, o arco-íris que derreteu.

 

Foto: Pedro Szekely – Flickr.

 

Devido a presença de algas que refletem diferentes cores com a luz do sol, principalmente, a planta aquática Macarenia Clavigera, que só existe na região, o rio ganha um aspecto de arco-íris.

 

Dicas de viagem

Indicamos que você se hospede na cidade de Macarena, onde há infraestrutura de hotéis e restaurantes. Entre as principais recomendações para visitar o Parque estão: ser vacinado contra febre amarela e tétano, levar um kit de primeiros socorros e sempre, ir acompanhado de guia especializado. Vale comentar que o uso de protetor solar que não seja biodegradável é proibido e logo, protetores biodegradáveis ou camisas longas com proteção UV podem valer muito a pena.

 


Casa de controle do Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena. Foto: mochilaosabatico.com

 

Mas, como chegar ao Parque Nacional Serra de La Macarena?duas formas mais práticas de chegar ao local, ambas aéreas. Ou através de voos em aviões menores (para 32 passageiros) de Bogotá à La Macarena (vale conferir se há novos pontos de origem), pela empresa Satena ou através de táxis aéreos a partir da cidade de Villavicencio.

 

Quando visitar o Caño Cristales?

Foto: almasaventureras.com

 

A temporada de visitação ao Caño Cristales ocorre no período chuvoso, de junho a novembro. Nos demais meses não há visitação, seja devido a reprodução das plantas ou devido à seca.

 

Ainda não temos registros da biodiversidade presente na região do Parque, no Biofaces. Com todas essas dicas em mãos, esperamos que você tenha a oportunidade de planejar a sua viagem e, claro, compartilhar sua aventura conosco, em nosso site!

 

Texto por: Jéssica Amaral Lara

Revisado por: Juliana Cuoco Badari

Share your thoughts