Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros! 

Uma vez por mês nós abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os Parques podem te surpreender com espécies, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, fazendo de cada espaço um lugar único. 

Hoje, vamos falar sobre um paraíso turístico, que atrai amantes da natureza durante todo o ano: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)

 

A CHAPADA DOS VEADEIROS

O PNCV está localizado em Goiás, mas divide fronteira com cinco outros estados: Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A região engloba os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D´Aliança, Teresina de Goiás, Nova Roma, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos.

Além de firmar compromisso com a conservação da biodiversidade e recursos naturais, a Unidade também incentiva a pesquisa científica e promove a educação ambiental por meio de visitação pública. As cachoeiras são os principais atrativos do parque, que encantam turistas e amantes da natureza durante todo o ano! 

Cachoeira Santa Bárbara, uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros. (Foto: Wikicommons)

 

Características Naturais 

Por tratar-se de uma área com altitude bastante elevada e água abundante, essa parte do Cerrado apresenta paisagens naturais variadas, incluindo formações florestais, savânicas e campestres.

Os visitantes podem aproveitar mais de 50 recursos naturais localizados próximos ao Parque. Entre eles, belíssimas cachoeiras, rios, trilhas, águas termais, mirantes, etc. Durante os percursos, você pode registrar os mais diversos indivíduos da biodiversidade local e aprimorar suas técnicas de fotografia.  

 

Fauna regional 

Segundo estudos, a fauna de vertebrados do Cerrado é bastante diversificada. Já foram registradas 196 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios e 780 de peixes. Sobre os invertebrados, acredita-se que seja próximo de 90.000 espécies.

Arara-canindé (Ara ararauna) | Foto: Vanessa Kanaan Instituto Espaço Silvestre

A região também abriga muitas espécies sob risco de extinção, como é o caso do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus), tatu-canastra (Priodontes maximus), inhambu-carapé (Taoniscus nanus), águia-cinzenta (Buteogallus coronatus), entre outros. 

 

Como chegar

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica a 250 km, ao norte de Brasília e 470 km, ao nordeste de Goiânia. Se você estiver de carro, o acesso pode ser feito pela BR-020, saindo de Brasília em direção à Formosa. 

Para quem prefere a utilização de transporte público, existem quatro linhas de ônibus disponíveis:  regular entre Brasília e Cavalcante, regular entre Brasília e Colinas do Sul, linha entre Goiânia e Teresina de Goiás e a última: alternada entre Rio de Janeiro e Alto Paraíso de Goiás.

 

REGISTROS DE BIOFACERS NO PARQUE

Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) | Foto: Ronaldo Francisco
Gralha-cancã (Cyanocorax cyanopogon) | Foto: Jair Moreira
Urubu-rei (Sarcoramphus papa) | Foto: Leo Rocha
Calango (Tropidurus torquatus) | Foto: Vanessa Kanaan Instituto Espaço Silvestre

 

Gostou? Acesse a página do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros no WikiParques e saiba mais informações! Além do mais, você também pode utilizar o recurso “Navegação por Mapa” do Biofaces, para visualizar os diversos parques e localidades onde a fauna pode ser encontrada. 

 

Lembre-se de compartilhar todos os registros de fauna que conseguir aqui no Biofaces! 🙂 

 

Share your thoughts