Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional de Aparados da Serra

Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros!

Uma vez por mês abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os parques podem te surpreender com animais, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, o que faz de cada espaço um lugar único para visitar.

Esse mês trazemos um lugar com paisagens exuberantes, lar de um dos cânions mais famosos do país. Com uma biodiversidade rica e preservada, o PARNA de Aparados da Serra vai te encantar!

 

Foto: Felipe van Deursen – UOL

 

Parque Nacional de Aparados da Serra

Situado na região com mesmo nome do Parque, o Aparados da Serra fica na fronteira entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A uma distância de cerca de 30 km do litoral sul catarinense, a exuberância dos Aparados pode ser vista já do Oceano Atlântico.

Reza a lenda que esta região recebeu o nome de Aparados dos tropeiros, devido aos seus paredões verticais e cânions, que parecem ser cortados por facas. Este relevo, estimado em mais de 200 milhões de anos, é uma das principais atrações do Parna, com paredões, mirantes, cânions e cascatas de tirar o fôlego.

Foto: Viagens Cinematográficas

 

Atrações

Dentro dos limites do Parna de Aparados da Serra está um dos cânions mais famosos do Brasil, o Itaimbezinho. Com profundidades que alcançam até 700m em seus paredões verticais, e uma estreita fenda, o Itaimbezinho é uma paisagem deslumbrante.

Existem algumas trilhas abertas ao público, sendo a do Vértice e a do Cotovelo as principais atrações. Elas são consideradas de nível fácil, tendo a do Vértice 1,4 km e a do Cotovelo 6,3 km de extensão. A Trilha do Rio do Boi é a de maior extensão e dificuldade, contando com mais de 8 km. A caminhada é no interior do cânion do Itaimbezinho, passando por dentro do rio com pedras.

Foto: Viagens Cinematográficas

 

Fauna e Flora

A combinação de Mata Atlântica e de sua matinha nebular, formam o abrigo ideal para uma infinidade de espécies, muitas ameaçadas de extinção. Na flora do parque estão presentes árvores de grande porte, como a araucária e a cangerana, gramíneas e ervas.

Foto: Felipe van Deursen – UOL

 

O Parna de Aparados da Serra também abriga uma seleção especial de animais para avistar. Habitam a região o papagaio-de-peito-roxo, papagaio-charão, veste-amarela, caneleirinho-de-chapéu-preto, gavião-pato, gavião-pega-macaco e águia-cinzenta. Entre os mamíferos, destacam-se a jaguatirica, guaxinim, onça-parda, lobo-guará, graxaim e o veado-campeiro. Nos meses entre primavera e verão, o Parque também recebe a visita de aves migratórias, como andorinhas e andorinhões, proporcionando um espetáculo a mais.

Como chegar

A portaria do Parna de Aparados da Serra localiza-se no município de Cambará do Sul (RS), a cerca de 190 km da capital Porto Alegre. O acesso é através da RS-020 ou pela BR-101, por Praia Grande (SC). Por Santa Catarina, a rota é pela BR-101, a cerca de 300 km da capital Florianópolis.

O funcionamento do Parque é de terça-feira a domingo, e o horário de visitação é das 08 às 17h. A entrada para a Trilha do Cotovelo acontece até as 15h. E para a Trilha do Rio do Boi, até as 13h.

O Aparados da Serra é conhecido pela serração e neblina. Por isso, é preciso se programar para a melhor visão dos cânions. Os melhores meses para visitar são no inverno, e o pior é setembro, onde chove mais. A Estação Meteorológica da UFRGS atualiza os dados de temperatura e precipitação do Centro de Visitantes Itaimbezinho a cada 10 minutos, e é possível consultar através do site.

 

Foto: WikiParques

 

E então, pronto para mais uma aventura, agora com as dicas do Biofaces? Só não esquece de trazer os registros pra nossa plataforma!

 

Texto por Lidiane Nishimoto

Revisado por Jéssica Amaral

Share your thoughts