Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional Serra da Canastra

Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros! 

Uma vez por mês nós vamos abordar um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil, para você aproveitar ao máximo a rica biodiversidade brasileira! De acordo com a região onde estão situados, os Parques podem te surpreender com espécies, vegetações, cores, cheiros e paisagens distintas, fazendo de cada espaço um lugar único. 

Hoje, vamos falar sobre a Unidade de Conservação criada para proteger a nascente do incrível Rio São Francisco: o Parque Nacional Serra da Canastra.

 

PARQUE NACIONAL SERRA DA CANASTRA 

O Parque Nacional Serra da Canastra fica localizado na região sudoeste de Minas Gerais. Seu território abrange seis municípios: São Roque de Minas, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio e Vargem Bonita.

 

O Parque Nacional Serra da Canastra é perfeito para quem deseja ficar próximo da natureza. (Foto: Gustavo Figueirôa)

 

A Unidade de Conservação possui um objetivo primário bastante específico, que é proteger as zonas de recarga e cabeceiras de drenagem inseridas nos chapadões da Canastra e da Babilônia, assim como as nascentes das bacias dos rios são Francisco, Araguari, Santo Antônio, Bateias, Grande e Ribeirão Grande. Além disso, também busca conservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, viabilizando a produção de conhecimento científico por meio de pesquisas, o desenvolvimento de atividades de educação, o incentivo de contato com a natureza e de turismo ecológico.

 

Características Naturais 

A Serra da Canastra possui grandes níveis de altitude, que podem chegar aos 1.500 metros, com variações bastante bruscas. Os solos e estradas sofrem intempéries e erosões em épocas das chuvas, então é recomendado o uso de veículos 4×4 na maior parte do ano. 

A vegetação é composta, em grande parte, por campos rupestres, com alguns pontos de cerrado e matas ciliares.

Dentro do Parque existem dois sítios arqueológicos em são precárias. Foram pouco estudados, com pinturas rupestres e outros elementos ainda não completamente identificados.

 

Fauna regional 

Além de abrigar espécies bastante representativas para a biodiversidade brasileira, o Parque também é o habitat de muitos animais sob risco de extinção. 

Lá, é possível encontrar e fotografar espécies endêmicas de anfíbios, répteis e populações de mamíferos ameaçados, como: tatu-canastra (Priodontes maximus), macaco-sauá (Callicebus personatus), gato palheiro (Leopardus pajeros), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), raposa-do-campo (Lycalopex vetulus), lontra (Lontra longicaudis), veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus).

 

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) | Foto: Paulo Behar

 

Como chegar 

O parque está a 320 km de Belo Horizonte. Partindo da capital, é necessário percorrer a BR-381, em seguida a BR-262 sentido Triângulo Mineiro e seguir a MG-050 até Piumhi. 

As regiões com estrutura aeroportuária mais próximas da Unidade de Conservação são: Araxá/MG (a 160 km do parque) e Piumhi/MG (a 70 km da nascente do São Francisco).

 

ALGUNS REGISTROS DE BIOFACERS NO PARQUE

 

Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) | Foto: Nina Wenóli

 

Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e Veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) | Foto: Alysson Fonseca

 

Raposa do campo (Lycalopex vetulus) | Foto: Paulo Couto

 

Quati (Nasua nasua) | Foto: Miguel Relvas Ugalde

 

Borboleta-ortilia (Ortilia orthia) | Foto: Marcos Cesar Campis

 

Se interessou? Acesse a página do Parque Nacional Serra da Canastra no WikiParques e saiba mais informações! Além do mais, você também pode utilizar o recurso “Navegação por Mapa” do Biofaces, para visualizar os diversos parques e localidades onde a fauna pode ser encontrada. 

 

Ah, não esqueça de fotografar os animais que encontrar pelo caminho e publicar aqui no Biofaces. 

Share your thoughts