Branca com listras pretas? Saiba tudo sobre as zebras

No dia 31 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Zebra. Esses animais fascinantes são um símbolo da beleza e da diversidade da natureza. Neste texto, vamos contar um pouco sobre as zebras, suas características, comportamento e habitat. Também vamos falar sobre as ameaças que essas criaturas enfrentam e o que podemos fazer para protegê-las. E claro, esclarecer aquela dúvida clássica: Será que se elas são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas? Continue lendo para aprender mais sobre as zebras!

 

Um pouco sobre nossa aniversariante

 

Zebra (Equus quagga) é um mamífero da família do cavalo que vive na África, em habitats variados, como: savanas, montanhas, bosques e colinas. Sempre que falamos sobre esse curioso equino, a primeira coisa que vem na cabeça é: branca com listras pretas ou pretas com listras brancas? Acreditava-se, originalmente, que eram brancas por baixo com faixas pretas, devido a alguns tipos de zebra com barriga branca. Mas recentemente, algumas evidências confirmam que elas começam pretas e a cor branca vai se desenvolvendo cedo, enquanto o filhote ainda está no ventre da mãe.

E por que as listras existem? Muito já foi discutido e especulado, mas acredita-se que existam por alguns motivos, por exemplo: ajudar a se esconder na grama alta, para confundir predadores. Alguns cientistas acreditam que existam para as próprias zebras se identificarem e distinguir uma da outra. Por fim, também podem existir para manter a temperatura do corpo e afastar moscas.

Apesar de muito parecidas, as zebras são divididas em três espécies: Zebra-da-planície ou Zebra-comum (Equus quagga), Zebra-da-montanha (Equus zebra) e a Zebra-de-grevy (Equus grevyi).

 

Foto de Margi Moss/Biofaces

 

Alimentação 

 

A dieta da zebra se resume em arbustos, folhas e galhos, ou seja, são animais herbívoros. Para se alimentar, primordialmente, elas pastam. São capazes de fazer migrações em busca de alimento, mesmo que em longa distância. Muitas das vezes, acabam colonizando áreas jamais exploradas de pastagens. Além do mais, tem papel ecológico importante: remover plantas de crescimento mais resistentes, para que outros animais possam ter acesso às mais macias.

 

Reprodução

 

As Zebras-da-planície acasalam o ano todo, mas existem picos de nascimento que acontecem, principalmente, durante a estação da chuva. O período de gestação é diferente do ser humano e dura de 360-396 dias. Na gestação, um único filhote é gerado. Já começa a andar desde o nascimento e em uma semana, consegue pastar normalmente.

Já a época de reprodução das Zebras-da-montanha dura o ano todo. Os filhotes pesam cerca de 25kg quando nascem e medem 120 cm de comprimento.

Por fim, a Zebra-de-grevy. Grande parte da reprodução acontece de julho a agosto e de setembro a outubro, mas podem acasalar durante o ano todo. Às vezes, sofrem com a baixa de recursos para alimentação, havendo queda na saúde do animal e, com isso, as fêmeas podem não entrar no cio. Para esse tipo de espécie, os filhotes nascem após 13 meses e, geralmente, em meses chuvosos do ano.

 

Foto de Wagner Santana/Biofaces

 

Comportamento

 

Você sabia que a zebra é um animal social? Pois é! Por serem da família dos equídeos, vivem em grupos sociais. Mas não é uma organização única, pois se dividem em Zebra-da-planície, Zebra-da-montanha e Zebra-de-grevy, conforme a região que habitam.

 

Foto de Nina Wenóli/Biofaces

 

Conservação

 

Segundo dados da IUCN, atualmente, a espécie é classificada como “quase ameaçada” ou Near threatened (NT).

A zebra mais comum, da planície, reside por toda a savana africana. Com a perda de seu habitat e pelo excesso de caça, houveram algumas quedas. Apesar disso, a espécie têm triunfado em outras áreas não protegidas.

Já a zebra-da-montanha, é ameaçada a partir da perda e degradação de seu habitat, além de invasões de predadores, caça e outros fatores intrínsecos.

Com uma queda de 15.000 indivíduos em 1970 para 2.500 em 2009, a zebra-de-grevy é o caso mais grave. Por quê? Com a redução de fontes de água disponíveis, degradação e perda do habitat devido ao sobrepastoreio, competição por recursos, caça e doença, a espécie encontra-se em um estado mais crítico.

 

Nada mais incrível do que comemorar o Dia Internacional da Zebra, registrando mais momentos e postar, não é mesmo? O Biofaces espera pelos seus registros! 😉

Share your thoughts