Dia Mundial dos Papagaios: conheça as principais espécies brasileiras

O dia 31 de maio é lembrado anualmente como o Dia Mundial dos Papagaios. A data foi idealizada pela organização World Parrot Trust e celebrada pela primeira vez em 2004. Deste então, alerta para a necessidade de conservação dos papagaios, que constam entre as aves mais inteligentes do mundo!

 

Papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala) | Foto: Paulo José

 

A grande superfamília Psittacoidea é composta por mais de 350 espécies diferentes de papagaios! Com tamanha diversidade, esse é um dos grupos de aves mais difundidos e numerosos do planeta. Suas penas coloridas podem ser vistas e admiradas aqui na América, na Ásia, África e Oceania. Quando falamos sobre o território nacional, é possível encontrá-los em todos os biomas do Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e nos Pampas. Ele é um verdadeiro símbolo da fauna brasileira!

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS 

A primeira característica que chama atenção para o grupo dos papagaios é a inteligência acima da média. Algumas das espécies são capazes de imitar a voz humana! Justamente por conta disso, encontram-se ameaçadas de extinção, visto que os seres humanos passaram a adotá-los como animais domésticos. 

Alguns atributos físicos também unem o grupo dos papagaios: a plumagem colorida e o bico curvo. São diversas combinações de cores e tamanhos diferentes, mas no geral, todas as espécies chamam atenção pelas penas chamativas. Também possuem um bico forte, alto e curvo adaptado para cortar sementes duras. Costumam seguir uma dieta pautada basicamente em frutas e sementes, mas alguns exemplares apresentam hábitos alimentares diferenciados. As lories e os lorikeets do Pacífico Sul, por exemplo, se alimentam quase que exclusivamente do néctar de flores!

 

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) | Foto: Maria Fachini Agostinho

 

Outra característica que conecta os papagaios, literalmente, é a monogamia. Por apresentarem esse traço comportamental, o mais comum é que fiquem com o mesmo parceiro durante toda a vida. Na natureza, eles são facilmente avistados nas árvores ou voando em duplas. 

 

Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) | Foto: Marco Catel

 

Por último, mas não menos importante, a longevidade. Viver durante muitos anos, até mais que alguns seres humanos, é uma característica básica dessas aves. Certos indivíduos podem chegar aos 80 anos de idade!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o grupo dos papagaios no geral, conheça mais profundamente algumas das principais espécies brasileiras: 

 

PAPAGAIO-VERDADEIRO 

Nome científico: Amazona aestiva;

Distribuição geográfica: do nordeste do Brasil, leste da Bolívia, Paraguai, até o norte de Argentina;

Status de Conservação: Quase ameaçado (NT);

Curiosidade: Geralmente, os indivíduos são “canhotos”, motivo pelo qual os pés esquerdos são mais desenvolvido.

 

 

PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA

Nome científico: Amazona brasiliensis;

Distribuição geográfica: Brasil (ata Atlântica do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná); 

Status de Conservação: Quase ameaçado (NT);

Curiosidade: Uma das razões que agravam a ameaça de extinção da espécie é o fato de se reproduzirem sempre na mesma árvore. Quando a mesma é derrubada, o casal normalmente não procria mais.

 

Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) | Foto: Hudson Soares

 

PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO

Nome científico: Amazona vinacea;

Distribuição geográfica: sudeste e sul do Brasil, oeste do Paraguai e nordeste da Argentina;

Status de Conservação: Ameaçada (EN);

Curiosidade: Seus movimentos são lentos, o que os ajuda a se esconder nas matas.

 

Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) | Foto: Instituto Espaço Silvestre

 

PAPAGAIO-CHARÃO

Nome científico: Amazona pretrei

Distribuição geográfica: Brasil (estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul)

Status de Conservação: Vulnerável (VU)

Curiosidade: É uma das únicas espécies que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, os indivíduos do sexo masculino e feminino não apresentam características físicas marcadamente diferentes. 

 

Papagaio-charão (Amazona pretrei) | Foto: João Quental

 

PAPAGAIO-CHAUÁ

Nome científico: Amazona rhodocorytha

Distribuição geográfica: Brasil (de Alagoas ao Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais)

Status de Conservação: Vulnerável (VU)

Curiosidade: Os dados sobre sua biologia ainda são escassos. Mas sabe-se que sua população vem declinando com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50% nos próximos 10 anos ou 3 gerações!

 

Chauá (Amazona rhodocorytha) | Foto: Leonardo Merçon

 

Essas são algumas das muitas espécies brasileiras que correm risco de extinção. Por isso, ressaltamos a importância de datas como o Dia Mundial do Papagaio, que fomenta a necessidade de conservação desses animais tão importantes para a fauna brasileira! Convidamos todos os leitores a observar e registrar os papagaios, além de outras aves e bichos símbolos do nosso país, cadastrar no Biofaces e atuar como verdadeiros cientistas cidadãos. 

Share your thoughts