5 expedições imperdíveis para fotografia de natureza

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo: são mais de 120 mil espécies animais e 50 mil espécies vegetais conhecidas. Infelizmente, apesar de tamanha riqueza e abundância de vida presente no país, muitos de nós ainda não desbravamos seus diferentes biomas e a sua vida selvagem.

Por isso, neste texto, trouxemos 5 expedições fotográficas de natureza imperdíveis, que acontecerão ainda neste ano (2023), onde você terá a oportunidade de admirar, fazer boas fotografias (e memórias) na companhia de outros fotógrafos e conhecer ainda mais, a vida pulsante que habita o país. Continue acompanhando!

 

Biotrips Pantanal. Foto: Thiago Silva-Soares.

 

Pixel Expedições: Pantanal – No rastro da onça-pintada (08/2023)

 

Vamos começar com a Expedição Fotográfica ao Pantanal organizada pela Pixels Expedições, com assistência do fotógrafo Marcello Cavalcanti. Ela ocorrerá em breve, entre os dias 12 e 18 de agosto, no Pantanal Norte e ainda possui vagas abertas!

Sabe o que você encontrará por lá? Bom, primeiro vale lembrar que o Pantanal é a maior planície alagada do mundo e que ele conta com uma biodiversidade exuberante – mais de 4.700 espécies estão espalhadas por suas 11 microrregiões, ou seja, regiões com condições naturais distintas e portanto, com fauna e flora também variáveis.

 

Fotografia de casal de araras-azuis na natureza. Foto: Marcello Cavalcanti / Pixel Expedições.

 

Nesta expedição, a região visitada será na confluência entre os rios Cuiabá e Três Irmãos, conhecida como o melhor local para a observação de espécies famosas como a onça-pintada, a maior lontra do mundo – a ariranha, a deslumbrante arara-azul, entre tantas outras. Um local perfeito para fotos criativas na natureza, ainda mais, com o auxílio do fotógrafo guia.

 

Registro de onça pintada no Pantanal. Foto: Marcello Cavalcanti / Pixel Expedições.

 

A viagem é destinada a todos os fotógrafos, sejam eles amadores ou profissionais. Não há pré-requisito para a inscrição e as orientações do fotógrafo Marcelo serão feitas de acordo com o objetivo de cada participante. Como sugestão de equipamento, a Pixel Expedições recomenda câmera fotográfica, lentes de 17mm a 400mm, teleconverter, tripé e cabo disparador. Saiba mais detalhes sobre essa aventura aqui!

 

IV Biotrips Expedição ao Pantanal (10/2023)

 

Outra expedição ao bioma pantaneiro é promovida pelo Thiago Silva-Soares | Biotrips, que além de grande biofacer, é biólogo, conservacionista, com Ph.D. em Zoologia, especialista em anfíbios e répteis e possui mais de 20 anos de experiência em campo.

 

Fotografia de jacaré. Foto Thiago Silva-Soares.

 

Essa expedição biológica te permitirá viver o seu próprio documentário de vida selvagem, conhecendo a biodiversidade e a importância do bioma. Através da famosa Transpantaneira, você conhecerá o Pantanal Norte. Essa Biotrips ocorrerá entre os dias 16 a 21 de outubro de 2023, com direito a variados passeios e trilhas diurnas, além de, emocionantes trilhas noturnas. Veja o cronograma completo, os valores e faça a sua inscrição.

 

Momento da última expedição ao Pantanal (3ª edição). Foto: Thiago Silva-Soares.

 

Avistamento de baleias na costa brasileira (principalmente em setembro de 2023)

 

Em determinadas épocas do ano, as gigantes dos mares, principalmente as famosas baleias-francas e jubartes, chegam à costa brasileira, sendo possível avistá-la de diversos pontos do Brasil, por meio de projetos de conservação e/ou agências de turismo de observação.

A temporada costuma ser entre os meses de julho e novembro, com pico de avistamentos em setembro, época ideal para planejar a sua viagem.

 

Baleia-jubarte com seu filhote, observados em expedição pelo Projeto Amigos da Jubarte. Foto: Leonardo Merçon – Biofaces.

 

Ao sul da costa de Santa Catarina, por exemplo, existe uma região conhecida como “Rota da Baleia Franca”, que abrange os municípios de Imbituba, Laguna e Garopaba. Já no Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, está o principal berçário das baleias-jubarte no Atlântico Sul. 

Bom, não vamos nos estender por aqui, afinal, temos uma matéria completa em nosso blog sobre os principais pontos de avistamento de baleias ao longo da costa e como agendar a sua visita para fazer boas fotografias delas, em cada um dos locais.

 

Expedição ao Amazonas (11/2023)

 

Claro que a visita à maior floresta tropical do mundo não poderia ficar de fora desta lista. Realizada pela Vista Imagens e Brazil Trails, com o fotógrafo Zé Paiva, a Expedição Fotográfica ao Amazonas irá acontecer de 12 a 16/11. 

A aventura será embarcada e contemplará o Rio Negro e o 2º maior arquipélago fluvial do mundo: o Parque Nacional de Anavilhanas, uma Unidade de Conservação de tirar o fôlego! 

 

Expedição fotográfica no Amazonas. Foto: Zé Paiva.

 

Com mais de 40 mil espécies de plantas, 100.000 espécies de invertebrados e 5.500 espécies de outros animais catalogados, a biodiversidade amazônica atrai diversos olhares de todos os amantes de vida selvagem do mundo. Sem falar das espécies ainda desconhecidas – pesquisas indicam a existência de ao menos 30 milhões de animais na floresta. 

 

Macaco caiarara-branco. Foto: Zé Paiva.

 

O Parque Nacional de Anavilhanas protege várias delas, incluindo carismáticos animais ameaçados (ou quase ameaçados) de extinção. Como os mamíferos aquáticos: boto-vermelho, boto tucuxi (cinza), peixe-boi, ariranha e lontra e os terrestres: onça pintada, gato-maracajá, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, anta, queixada e cachorro-do-mato-vinagre.

 

Boto-cor-de-rosa. Foto: Zé Paiva.

 

Além das diversas aves de distribuição limitada que ocorrem por lá, como: gavião-pato, mutúm, arapaçu-ferrugem, choca-preta-e-cinza, socó-jararaca, garça-da-mata e gavião-de-penacho. Os variados peixes, anfíbios, invertebrados e répteis – entre esses, quatro das seis espécies de jacarés ocorrem na área protegida (jacaré-tinga, jacaré-anão, jacaré-coroa e jacaré-açu).

 

Jacaré-açu. Foto: Zé Paiva.

 

No período, o rio estará baixo e será possível admirar suas praias paradisíacas.

 

Praia fluvial no Rio Negro. Foto: Eduardo Zappia.

 

No cronograma abaixo é possível ver um resumo de como acontecerá essa expedição.

 

 

Já imaginou registrar todas essas belezas amazônicas?! Saiba o roteiro detalhado no site.

 

Rota do peixe boi marinho (a partir de 08/2023)

 

A Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo Boticário e o Ministério do Meio Ambiente, possui um projeto fresquinho: a rota do Peixe Boi Marinho, onde será possível mergulhar (literalmente) no universo dos peixes-bois-marinhos (possivelmente encontrando também caranguejos, botos-cinzas, tartarugas e aves marinhas) e ainda conhecer os costumes e as lendas dos povos originários e das comunidades tradicionais.

 

Peixe-boi-marinho. Foto: Acervo FMA.

 

Esse turismo sustentável começará em agosto e poderá ser feito em três pontos, sempre com a presença de profissional da área: na região na Barra do Mamanguape, localizada no litoral norte da Paraíba; no Complexo estuarino Piauí-Fundo-Real na divisa entre Sergipe e Bahia e no estuário do rio Vaza-Barris em Aracaju, Sergipe.

Vale ressaltar a importância da iniciativa: além de sensibilizar mais pessoas sobre a importância da espécie, o turismo contribuirá diretamente para a conservação desse mamífero aquático tão carismático, dos berçários-manguezais, dos recifes de corais, dos rios e dos costumes locais.

Acompanhe o perfil no instagram para novas informações e caso já tenha interesse em se inscrever, não perca tempo, preencha esse formulário

 

Esperamos que você tenha ficado animado(a) para conhecer um pouco mais da biodiversidade brasileira e, acompanhado(a) de outros fotógrafos, consiga trocar experiências fantásticas e fazer ótimas fotografias de natureza. 

Caso consiga ir, não deixe de embarcar nessas aventuras (e de compartilhar no Biofaces, os cliques feitos por lá)! 

 

Texto por: Jéssica Amaral Lara

Revisado por: Juliana Cuoco Badari  

1 Comment

Join the discussion and tell us your opinion.

Zé Paivareply
20 de julho de 2023 at 09:46

Olá pessoal! Muito grato pela divulgação! A matéria ficou ótima. Parabéns! abraço do Zé Paiva.

Leave a reply