Exposição de fotos do Pantanal se despede da Bélgica

As belezas do Pantanal mato-grossense estão se despedindo do circuito de arte da Europa. Depois de passar por Londres, a mostra Brazil Land & Soul, do fotógrafo João Farkas, foi à Bruxelas, com fotos da região em exposição aberta ao público durante o mês de Maio.

Farkas fez sete expedições ao Pantanal durante quatro anos e montou a exposição com 40 imagens onde pretende levar a sensação visual de se passear pelo território e inclusive sobrevoar lindas paisagens.

Como linguagem, as fotografias buscam um olhar mais aberto ao invés de focar no ecossistema e na ideia de que muitos têm do Pantanal, como por exemplo imagens de onças e jacarés. “As fotografias exploram um olhar diferente sobre a região localizada na região Centro-Oeste: em vez das fotos exuberantes de animais típicos daquele ecossistema, Farkas produz imagens amplas, muitas delas aéreas, que parecem abstratas no primeiro momento e depois causam uma espécie de vertigem, quando o espectador se dá conta da amplidão da cena”, descreve o jornalista Leão Serva num texto de apresentação da mostra publicado na Folha de S. Paulo.

O próprio Farkas admitiu: pensava que já conhecia o Pantanal pelas fotos. Mas acabou surpreendido pelos pontos específicos do local: uma presença humana mais esparsa e a influência das mudanças climáticas e do tratamento dos rios no entorno.

Em 2015, Farkas fez exposição de suas caravanas pela Amazônia. Em seu site é possível acessar boa parte de seus trabalhos fotográficos: https://www.joaofarkas.com/

Share your thoughts