Parques do Mundo: Conheça o Parque Nacional Wapusk no Canadá

Todo mês, o Biofaces aborda um Parque Nacional do mundo, ambientes singulares, ricos em biodiversidade e logo, ótimos para fotografar a vida selvagem. Hoje, aproveitamos o Dia Internacional dos Ursos Polares (27/02) e te apresentamos o Parque Nacional Wapusk, local ideal para avistar esses grandes e belíssimos animais. 

Já falamos desses grandes mamíferos aqui no nosso blog, mas desta vez, iremos te contar um pouquinho mais sobre o parque perfeito para avistá-los e claro, também fotografá-los. 

Fica com a gente até o final para saber tudo e assim, programar sua próxima viagem.

 

Parque Nacional Wapusk

 

O parque fica localizado no Canadá na província de Manitoba, em Churchill e apresenta uma enorme extensão de 11.475 km² na margem da Baía de Hudson. 

Sua vegetação fica entre a floresta boreal e a tundra ártica preservadas. 

É lá que se encontra uma das maiores áreas de maternidade de ursos polares do mundo

 

Urso-polar (Ursus maritimus) / Foto: Claudia Brasileiro – Biofaces

 

O melhor momento para avistar os ursos adultos é de outubro a novembro, época em que começam sua caça de inverno, já os filhotes podem ser vistos com suas mães entre fevereiro e março, durante a primavera. 

A chegada ao local é bastante difícil, já que não há estradas para o parque. A única maneira de se chegar é através de voos para a cidade de Churchill, que fica a 1.400 km de Winnipeg. 

Mas lembrando que, antes de chegar lá você terá que ter contratado um guia ou alguma empresa de turismo, para assim, ter acesso ao Parque Nacional. 

 

Parque Nacional de Wapusk / Foto: Canada eTa

 

As empresas são especializadas neste tipo de turismo, por isso, ao realizar o passeio, é garantido que o veículo é seguro para a observação de ursos e não há chances de ninguém se machucar, somente de curtir o passeio e fotografar esses belíssimos mamíferos.

 

Veículo de Observação de Ursos / Foto: G1

 

A Biodiversidade e as Belezas do Parque 

 

No parque, não há somente ursos polares, há também uma grande biodiversidade adaptada ao frio, já que a temperatura pode chegar a -29ºC. 

Sendo assim, é possível avistar lebres do ártico, raposas árticas, lobos, lemingues, caribus e várias espécies de aves (já foram contabilizadas 250), que inclusive realizam migração pelo local, como por exemplo, corujas, andorinhas-do-mar, falcões peregrinos, entre outros. 

 

Lebre do ártico / Foto: iStock

 

Outras atrações que chamam turistas para o local são as impressionantes auroras boreais. Há grandes chances de observar as luzes no céu, principalmente de janeiro a abril, período em que ficam ainda mais brilhantes. 

O interessante é que elas ocorrem na mesma época que os filhotes de ursos aparecem por lá. Já pensou poder registrar ambos os encontros?

 

Aurora Boreal em Churchill / Foto: Forbes

 

Além do belíssimo cenário branco que se vê durante as épocas de nevascas, o parque  também se apresenta em tons verdes, durante outras estações, onde é possível observar melhor a vegetação local, e até mesmo os pântanos salgados pela planície. 

 

Foto: Canada eTa

 

Há diversos programas interessantes para se fazer durante o ano todo, como canoagem, caminhadas guiadas no verão para observação da fauna, visitas aos sítios arqueológicos e além de explorar uma natureza completamente diferente da que conhecemos nas regiões tropicais.

No inverno, os visitantes também conseguem avistar as baleias belugas nos canais do rio Churchill. O Parque Nacional Wapusk possui uma beleza e biodiversidade realmente únicas. 

 

Foto: John Janzen  – Biofaces

 

Já comece a planejar sua viagem ao Canadá e não esqueça de compartilhar com a gente seus registros!

 

Texto por: Giovanna Leite Batistão

Revisado por: Juliana Cuoco Badari

Share your thoughts