Parques do Mundo: 5 Parques Nacionais que você precisa conhecer
Todo mês, o Biofaces aborda um Parque Nacional do mundo, ambientes singulares, ricos em biodiversidade e logo, ótimos para fotografar a vida selvagem. Hoje (28/07), em comemoração ao Dia Mundial da Conservação da Natureza, preparamos uma lista com parques nacionais incríveis para reforçar a importância de preservar e conservar os recursos naturais. Vem ler o texto e descobrir esses lugares apaixonantes!
Brasil: um país megadiverso
Com mais de 116 mil espécies de animais e mais de 46 mil espécies de plantas, o Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo. Para proteger essa riqueza natural, temos 336 Unidades de Conservação federais, que cuidam de ecossistemas inteiros, proporcionando um lar seguro para muitas espécies da nossa fauna. Além disso, essas áreas ajudam a manter serviços ecossistêmicos vitais, como purificação da água, regulação do clima e polinização – atividades essenciais para nossa sobrevivência e bem-estar.
Os parques nacionais são verdadeiros paraísos para a conservação! O Brasil é repleto de opções de Parques Nacionais, que se fossemos listar todos aqui este texto não teria fim! Por isso, escolhemos 5 parques nacionais imperdíveis para você explorar a diversidade natural do país e ainda fazer belos registros da nossa fauna.
Parque Nacional da Tijuca
Localizado no coração do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é uma das primeiras áreas protegidas do mundo, cobrindo uma área de aproximadamente 39,5 km². Criado em 1961, o parque está presente em quase todas as imagens marcantes do Rio de Janeiro, isso porque ele protege os principais pontos turísticos da cidade: o Corcovado e o monumento Cristo Redentor.
Relaxar nas quedas d’água e apreciar a paisagem, a flora e a fauna são apenas algumas das atividades que a Unidade de Conservação oferece. Você também pode se aventurar no rapel, skate, corrida, voo livre, ciclismo, caminhadas em trilhas e escalada.
Por falar em fauna e flora, o parque abriga uma grande diversidade de plantas e animais. Entre as 63 espécies de mamíferos encontradas no parque, o macaco-prego (Cebus apella), a preguiça (Bradypus variegatus) e o quati (Nasua nasua), animal símbolo do parque, são alguns dos animais mais avistados. O pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) e a saíra-sete-cores (Tangara seledon) são duas das 226 espécies de aves encontradas no parque. Das 39 espécies de anfíbios e 31 de répteis, a rã de Goeldi (Flectonotus goeldii) e a jararaca (Bothrops jararaca) compõem a diversidade do parque. Além de uma infinidade de invertebrados, como escorpiões, libélulas, besouros e borboletas.
Quer saber mais sobre esse parque incrível? Acesse o link e confira o blog exclusivo sobre o Parque Nacional da Tijuca.
Parque Nacional do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu são, sem dúvidas, o maior destaque desse parque! Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1986, o Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939 e está localizado no estado do Paraná, abrangendo uma área de aproximadamente 1.700 km²
Preservando uma importante área remanescente da Mata Atlântica, o parque apresenta uma rica diversidade de espécies da flora (mais de 700 espécies de plantas terrestres!) e é lar de um dos animais mais emblemáticos da natureza: a onça-pintada (Panthera onca), que carrega consigo o título de símbolo do Parque Nacional do Iguaçu. Com novas espécies sendo descobertas por pesquisadores, hoje já são conhecidas cerca de 158 espécies de mamíferos, 48 répteis, 12 anfíbios, 175 peixes e pelo menos 800 invertebrados. O parque também ganha destaque no quesito avistamento de aves. Cerca de 390 espécies de aves já foram registradas! Um paraíso e tanto para quem adora fotografar aves em seu habitat natural!
Além de trilhas e passeios, o parque oferece diversas outras atividades para explorar e apreciar a riqueza natural da região, como passeios de helicóptero e bicicleta.
Conheça mais sobre o Parque Nacional do Iguaçu clicando aqui!
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Agora saímos um pouco da Mata Atlântica e vamos diretamente para o Cerrado! O terceiro parque da nossa lista é o apaixonante Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no nordeste do Estado de Goiás. É responsável por proteger aproximadamente 240.611 hectares e preservar áreas repletas de história, como os antigos povos indígenas e comunidades remanescentes de Quilombo, que habitaram e habitam a região, além de antigos garimpos que carregam grande importância cultural.
Além de paisagens com uma beleza extraordinária, o parque abriga espécies únicas da nossa biodiversidade, nascentes e cursos d’água, além de rochas pré-históricas. O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o veado campeiro (Ozotoceros bezoarticus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) certamente estão na lista dos animais mais avistados no parque, depois das araras, emas, papagaios e periquitos.
Ao todo, 196 espécies de mamíferos, 837 de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios, 1,2 mil de peixes e mais de 90 mil de insetos compõem a fauna do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O parque ainda conta com atrativos naturais como as cachoeiras com águas refrescantes, mirantes com vistas panorâmicas do cerrado e das formações rochosas e trilhas ideais para caminhadas relaxantes e captura de registros incríveis.
Acesse nosso blog e conheça mais sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!
Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha
Se você se aventura pelas águas oceânicas para capturar os melhores registros de animais marinhos, este parque é perfeito para você! O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha cobre 70% da ilha principal do Arquipélago Fernando de Noronha e todas as outras 21 ilhas secundárias. Este paraíso fica no Oceano Atlântico, há cerca de 360 quilômetros do continente.
Considerado um verdadeiro santuário para muitas espécies, em 2001, o parque foi reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.
Vida selvagem é o que não falta nesse parque! E não estamos falando apenas das 230 espécies de peixes, 15 de corais, tubarões, tartarugas marinhas e golfinhos.
O parque também é considerado um berço para diversas espécies de aves, incluindo as viuvinhas (Colonia colonus), o rabo-de-junco (Phaethon lepturus), ave símbolo do parque e o sebito (Vireo gracilirostris), espécie endêmica da região. Além de uma grande variedade de animais terrestres, como a largatixa Mabuya (Euprepris atlanticus) e a cobra-de-duas-cabeças (Amphisbena spp.).
As praias, piscinas naturais de águas esverdeadas e trilhas ecológicas são, sem dúvida, os maiores atrativos da ilha.
Já imaginou curtir esse paraíso e ainda fazer registros incríveis? Certamente seria uma oportunidade e tanto, hein?
Vem conhecer mais sobre o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, acessando nosso blog!
Parque Nacional da Serra da Capivara
De volta à terra firme! O último – mas não menos importante – parque da nossa lista, é o Parque Nacional da Serra da Capivara, um dos mais exuberantes no quesito paisagem.
Uma combinação perfeita do bioma caatinga com gigantescos cânions, boqueirões e serras, enriquecida pelo encanto das pinturas rupestres e vestígios pré-históricos reforçando a importância histórica da região.
Em meio a cactos e juazeiros, 58 espécies de mamíferos, 208 aves, 57 répteis e 17 de anfíbios já foram registrados no parque. Capivaras (que dão o nome ao parque), tatus, tamanduás, lobos-guarás, araras e gaviões habitam este que é um dos maiores parques nacionais do Brasil.
Ele é tão grande que é quase do tamanho da cidade de São Paulo! Dá pra imaginar?
Por seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1991. Hoje, abriga mais de 400 sítios arqueológicos, tornando-se um verdadeiro palco de importantes descobertas para a história natural.
Contamos mais sobre este incrível e imponente parque em nosso blog dedicado aos melhores lugares para fotografar a vida selvagem. Confere aí, está imperdível!
Se você tem o desejo de conhecer mais da rica biodiversidade brasileira e ainda aprender sobre a conservação da natureza, os Parques Nacionais do nosso país precisam estar no topo da sua lista para próximas viagens!
Agora, podemos combinar que o difícil vai ser escolher qual será o primeiro com tantas opções impressionantes que te apresentamos aqui… (mas, você não pode dizer que não te ajudei, hein?!)
Autor: Rubia Rempalski – Greenbond Conservation
Revisado por: Juliana Cuoco Badari – Greenbond Conservation