Parques do Mundo: RPPNs do Brasil que você precisa conhecer!

Todo mês, o Biofaces aborda um Parque Nacional do mundo, ambientes singulares, ricos em biodiversidade e logo, ótimos para fotografar a vida selvagem. Desta vez,  em homenagem ao Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as RPPNs (31/01), por isso, iremos falar de algumas RPPNs do Brasil que você precisa conhecer.

As RPPNs são unidades de conservação que não são geridas pelo poder público e sim de forma voluntária por pessoas físicas ou jurídicas que adquirem uma determinada área de reserva e que se interessam pela conservação da natureza. 

O objetivo principal é proporcionar um contato com a natureza através do ecoturismo, sempre voltado para a conscientização da população, preservação da biodiversidade, pesquisa científica, proteção dos recursos hídricos e muitos outros. 

Por isso, te contaremos agora quais são as RPPNs brasileiras que realizam um belo trabalho na conservação e que belezas você pode encontrar por lá.

 

Legado das Águas

 

Esta é a maior reserva privada da Mata Atlântica, com mais de 31 mil hectares de área preservada, no interior do estado de São Paulo, localizada entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira. A reserva foi criada em 2012 pela multinacional brasileira Votorantim.

 

Legado das Águas / Foto: Luciano Candisani.

O Legado abriga cerca de 1,5% dos 9% que ainda restam da Mata Atlântica. E 75% da reserva está em estado avançado de conservação. O trabalho realizado no local é realmente incrível, abrigando uma biodiversidade única do bioma com diversas pesquisas científicas sendo realizadas para a preservação. 

Lá, já foram identificadas mais de 1.760 espécies de fauna, onde 60 delas estão ameaçadas de extinção, como as espécies, de onça-pintada (Panthera onca), onça-parda (Puma concolor), Muriqui-do-Sul (Brachyteles arachnoides), Anta (Tapirus terrestris), entre outras.

O Legado ainda é abrigo de duas raríssimas antas albinas! 

 

Anta albina que ocorre no Legado das Águas / Foto: Luciano Candisani.

 

Abriga também mais de 956 espécies de flora e 296 espécies de aves (representando incríveis 40% de toda a avifauna do estado).

 

Tangará (Tangara cyanocephala) é uma das espécies que habitam o Legado / Foto: Francisco Tatit – Biofaces.

 

Além disso, o monitoramento de fauna é uma frente muito importante, e para isso contam com a parceria do Onçafari, realizando estudos e pesquisas sobre as populações residentes de onça pintada e onça parda para poder criar medidas de conservação para esses grandes felinos. 

 

Sesc Pantanal

 

A maior reserva particular do Brasil (e do Pantanal, claro!), apresenta mais de 108 mil hectares. Já falamos um pouco sobre ela aqui, acesse o link para conhecer a reserva e outras 6 unidades de conservação do bioma.

 

Foto: Sesc Pantanal.

 

A reserva é um verdadeiro laboratório a céu aberto, e há muitos anos, pesquisas são realizadas por lá, contabilizando mais de 70 estudos nacionais e internacionais. 

Somente na Bacia do Alto do Paraguai, existem mais de 1.059 espécies de fauna, e lá na reserva, ocorrem cerca de 630 delas, dentre elas, 12 estão ameaçadas de extinção… O local é realmente propício para avistar a biodiversidade pantaneira! 

A reserva do Sesc Pantanal é considerada uma Zona Núcleo da Reserva da Biosfera e pertence a 3ª maior Reserva da Biosfera do mundo

Sua importância é enorme para a preservação da fauna, flora e comunidade pantaneira, auxiliando na melhoria da qualidade da água, controle de inundações, preservação da biodiversidade, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, entre muitos outros. 

 

Filhotes de Colhereiro e Carcará no Sesc Pantanal / Foto: Haroldo Palo Jr.

 

Cristalino Lodge

 

O Cristalino apresenta uma reserva particular de 11.399 hectares de floresta primária amazônica, ou seja, nunca tocada pelo ser humano a ponto de alterá-la, também é conhecida como mata virgem.

A reserva foi fundada em 1997 e foi a primeira RPPN do norte do Mato Grosso, ao sul da Floresta Amazônica. Seu objetivo é contribuir com a conservação da diversidade biológica amazônica do Brasil. 

Isso se deve principalmente ao fato de que o Lodge fica localizado nas proximidades de grandes plantações de soja e criação de gado, onde há altas taxas de desmatamento… Assim, fica clara a importância de uma reserva privada como esta, não é mesmo?!

 

Foto: Cristalino Lodge.

 

Junto a RPPN, existe uma unidade de conservação, o Parque Estadual Cristalino que conta com 184.900 hectares e diversas outras reservas que aumentam ainda mais a importância do local. 

No Lodge, já foram catalogadas 596 espécies de aves, 1576 de borboletas, 1361 espécies vegetais e outras inúmeras espécies de mamíferos, répteis, entre outros. Tudo isso, graças às inúmeras pesquisas científicas e monitoramentos de fauna que são realizados por lá.

Dentre os mamíferos podem ser encontradas diversas espécies ameaçadas de primatas, tamanduás, anta, queixada, ariranhas, preguiças, onça-pintada, onça-parda e muitas outras. 

 

Macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles marginatus) / Foto: Paulo Dimas Mascaretti – Biofaces.

 

A preservação de uma floresta primária nem sempre é fácil, mas isso só foi possível devido ao turismo sustentável realizado no local, além das atividades educativas que são de extrema importância.

 

Fazenda Trijunção

 

A Fazenda Trijunção é uma reserva privada que fica localizada na divisa de 3 estados: Bahia, Goiás e Minas Gerais, apresentando 33 mil hectares de preservação. 

A fazenda conta com diversas RPPNs, localizadas no coração do bioma Cerrado e existe desde 1997, em uma região onde o Cerrado está altamente preservado, apresentando uma incrível biodiversidade. 

Assim, a reserva exerce um papel super importante na conservação do bioma e da fauna ameaçada, já que o Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado do país.

 

Pousada Trijunção / Foto: Site Brasil Premium.

 

Dentro dela, existe a Pousada Trijunção, onde o Onçafari realiza pesquisa e monitoramento do Lobo-Guará, além de trabalhar com a educação ambiental e com o turismo sustentável.

 

Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus): espécie ícone do Cerrado com o colar de monitoramento do Onçafari / Foto: Gustavo Figueirôa – Biofaces.

 

A importância de todas essas atividades é gigante, já que somente no Cerrado, cerca de 40% das espécies de flora e 20% das espécies de fauna de vertebrados terrestres são endêmicas do bioma, por isso e outros motivos, sua preservação é emergencial.

E lá, um paraíso do Cerrado permanece vivo e preservado. 

 

Reservas Particulares do Patrimônio Natural

 

Estas RPPNs são maravilhosas e muito conhecidas por todos que apreciam a natureza, pois são extremamente importantes para a preservação do meio ambiente. 

Além destas citadas acima, existem diversas outras grandes reservas que estão presentes em cada bioma do Brasil, como exemplos, temos a RPPN Fazenda Boa Ventura com 4.450 hectares e a RPPN Riacho da Serra com 34 mil hectares na Caatinga.  

No Pampa, as RPPNs são escassas, porém existem algumas bem pequenas, como a RPPN Fazenda das Palmas com 160 hectares e a RPPN Estância Santa Isabel do Butuí com 135 hectares.

Quando visitar alguma delas, não esqueça de publicar as fotos e compartilhar com a gente na nossa plataforma. 

 

Texto por: Giovanna Leite Batistão

Revisado por: Juliana Cuoco Badari

 

Share your thoughts