Loading posts...
  • Concursos de Fotografia em 2024

    Na data de hoje (08/01), comemora-se o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. Em homenagem à importância da fotografia de vida selvagem e aos mais de 7 mil fotógrafos incríveis, entre amadores e profissionais, cadastrados no Biofaces, trouxemos nesta matéria os principais concursos de fotografia que possuem categorias de natureza e que irão ocorrer em 2024, afinal, vocês têm muito potencial para participar! Também relembramos os registros ganhadores desses…

  • Os animais do Instituto Espaço Silvestre precisam da sua ajuda!

    No começo deste mês, um ciclone bomba atingiu o estado de Santa Catarina, causando destruição em massa. Os ventos chegaram a 100 km/h em algumas regiões e certas imagens são realmente impressionantes. Um dos nossos parceiros, o Instituto Espaço Silvestre, faz a gestão compartilhada do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS-SC), localizado em Florianópolis. O CETAS foi atingido pelo fenômeno natural e boa parte da estrutura…

  • Avistar Conecta 2020: Redes Sociais e Observação de Aves

    Você achou que não haveria Avistar este ano? Pensou errado! Os organizadores mergulharam de cabeça nas ondas tecnológicas e adaptaram o evento para o momento que estamos vivendo. As rodas de conversa acontecerão online, abordando diferentes temas relacionados à observação de aves e incluindo profissionais ou pessoas experientes em cada tema. Mesmo resguardados em casa, os apaixonados por pássaros poderão viver um pouco de suas paixões e aprender com quem…

  • Austrália: um pedido de socorro

    Desde setembro de 2019, a Austrália vem sofrendo com um intenso incêndio florestal. O caso mais grave acontece na costa leste do país, na Nova Gales do Sul. Além da vegetação devastada, milhares de espécie de animais foram mortos. Isso se deu devido ao clima extremamente seco que atingiu a região durante o ano, à onda de calor acima de 50º e ventos fortes, intensificando as chamas. No texto abaixo,…

  • National Moth Week: a reunião de diferentes olhares sobre as mariposas

    A Semana Nacional das Mariposas (National Moth Week – NMW) é um evento que celebra a beleza, os ciclos de vida e habitats das mariposas. Sua ideia é encorajar “observadores de mariposas” de todas as idades a aprender, observar e documentar os animais em seus quintais, parques e regiões.     A celebração acontece em diversos países do mundo (incluindo o Brasil), durante a última semana de julho, e oferece…

  • Comedy Wildlife Photography Awards: Inscrições abertas para o concurso que elege as fotos mais engraçadas de animais

    *Por Fábio Paschoal Estão abertas as inscrições para o Comedy Wildlife Photography Awards, o concurso gratuito de fotografia que premia as fotos mais engraçadas de animais selvagens, registradas por pessoas ao redor do mundo. Criado por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, ambos fotógrafos profissionais que queriam criar uma competição focada no lado mais leve da vida selvagem e também promover a conservação através de imagens divertidas e alegres, passando uma…

  • Hoje (20 de março) é o Dia Mundial dos Sapos

    *Por Fábio Paschoal Hoje (20) é o Dia Mundial dos Sapos (World Frog Day). A data foi criada com objetivo de proteger e obter apoio para a conservação de todas as espécies da sapos no mundo. Durante o ciclo de vida de muitos sapos, a fase larval (girino) é aquática e possui brânquias, assim como os peixes. Após algum tempo, os girinos perdem a cauda, desenvolvem pulmões e se transformam…

  • Green Nation: exiba suas fotos em uma mostra voltada para a temática ambiental

    Participe da Mostra Competitiva Green Nation  e exiba suas fotos em uma exposição voltada para a temática ambiental, sustentabilidade e inovação social. O evento gratuito acontecerá em São Paulo, no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera de 25 a 31 de março de 2019. As imagens podem ser inscritas pelo site: https://plataforma.greennation.com.br/medias/new até 24 de março. Filmes (Animação, Documentário e Ficção) e ilustrações também podem concorrer ao prêmio. As…

  • Hoje (27) é o Dia Internacional do Urso-Polar

    *Por Fábio Paschoal Hoje (27 de fevereiro) é o Dia Internacional do Urso-Polar (International Polar Bear Day). A data foi criada pela Ong Polar Bear International (Urso Polar Internacional) com o objetivo de chamar a atenção para os desafios enfrentados pelos animais num Ártico cada vez mais quente. Durante o inverno os ursos-polares esperam pacientemente, próximos aos respiradouros, buracos feitos por focas na superfície do gelo. Quando a foca emerge…

  • 8 animais ameaçados de extinção que devem se recuperar em 2019

    *Por Fábio Paschoal Pesquisadores de zoológicos e aquários do Programa Global de Conservação da WCS (World Conservation Society) divulgaram uma lista de nove espécies que estão se recuperando em 2019 devido a ações de conservação. Oito são animais ameaçados de extinção e um já esteve próximo a desaparecer, mas retornou e agora é classificado como quase ameaçado. Conheça as espécies: Onça-pintada Após 29 de novembro ser declarado o Dia Internacional…