Category / bioface / Ficha Animal

    Loading posts...
  • Saiba mais sobre a maior lontra do mundo: A Ariranha (Pteronura brasiliensis). 

    Você já ouviu falar sobre as onças-d´água? E das lontras gigantes, já ouviu? Bom, esses são somente outros nomes populares para o mesmo animal que vamos falar hoje. As ariranhas ou como dizem os cientistas (Pteronura brasiliensis). As ariranhas são mamíferos com hábitos semi-aquáticos de água doce, pertencentes à classe Mammalia, família Mustelidae e subfamília Lutrinae. É um animal endêmico da América do Sul, ocorrendo em países como o Brasil,…

  • Biofaces inicia apoio ao Projeto cachorro-vinagre

    Vocês lembram que a pouco tempo fizemos um blog sobre um registro super bacana de cachorro-vinagre (Speothos venaticus)?  Nele, explicamos tudinho sobre esses  canídeos super raros e tão peculiares. Se você não leu, vou te dar um tempinho para clicar aqui e se inteirar sobre esses bichinhos antes de continuar a leitura aqui com a gente. Os cachorros-vinagres são animais naturalmente muito difíceis de serem encontrados, aumentando as dificuldades de…

  • Bons lugares para fotografar vida selvagem: Parque Nacional Matogrossense.

    Não é só de boas câmeras e dicas de fotos que vive o fotógrafo de vida selvagem. Ele também precisa estar no lugar certo, na hora certa. Pensando nisso, nós listamos os maiores e melhores Parques Nacionais para você se conectar à natureza, encontrar os bichos em vida livre e fazer incríveis registros!   Uma vez por mês abordamos um parque diferente, trazendo opções de todos os cantos do Brasil,…

  • Animais fantásticos e onde habitam: Arara-azul-grande

    Todo mês um posts novo trazendo os melhores lugares para observar os animais fantásticos que habitam o Brasil e o mundo. No blog de hoje falaremos sobre uma das aves mais carismáticas e barulhentas do Brasil. A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinu). Quer saber mais sobre a história por trás da espécie e as dicas de onde encontrá-la? Então divirta-se com o texto abaixo!   Como são lindas cruzando os céus! De…

  • Mais um registro raro é publicado no Biofaces: Um gato-palheiro melânico

    Mais um registro raro é publicado no Biofaces: Um gato-palheiro melânico. O registro foi feito pelo Reginaldo Oliveira – Gestor Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema.  Aconteceu no dia 27 de setembro enquanto o gestor estava realizando um fazendo monitoramento rotineiro de quadriciclo  na lateral da estrada principal do PEVRI.  Reginaldo relata que avistou o animal atravessando a estrada a uns 97 metros a frente de onde estava. Marcou a posição e…

  • SiBBr reconhece Biofaces como plataforma de ciência cidadã.

    Você sabia que o Governo Federal tem uma plataforma de compilação de dados da biodiversidade e que o Biofaces faz parte dessa ferramenta? Não? Então vem conhecer o SiBBr.     O SiBBr é o  Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. Uma plataforma online que integra dados sobre a biodiversidade e os ecossistemas, provenientes de fontes diversas do Brasil e do exterior.  O sistema foi desenvolvido sob coordenação do…